Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Mostra Digital de Inovação apresenta resultados de experiências vivenciadas por alunos do PPGCIMES
Início do conteúdo da página

Mostra Digital de Inovação apresenta resultados de experiências vivenciadas por alunos do PPGCIMES

  • Publicado: Sábado, 23 de Junho de 2018, 00h04

Banner Mostra Portal UFPA

Alunos da segunda turma do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) da Universidade Federal do Pará (UFPA) lançam nesta segunda-feira, dia 25 de junho, a partir das 11h, a Mostra Digital de Inovação com o e-book “Cinco caminhos ao encontro da ABPj”. A mostra apresenta os resultados obtidos com a experiência vivenciada pela turma na aplicação da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos (ABPj).

A ABPj é um método inovador de aprendizagem que tem como princípios básicos incentivar o trabalho em equipe e abordar temas do mundo real, por meio do desenvolvimento de atividades de pesquisa e da aplicação de conhecimentos teóricos na prática, dando condições para que o aluno seja o responsável central pelo seu aprendizado. Para isto, o professor é convidado a criar um ambiente propício para o trabalho colaborativo, destacando a relevância da prática interdisciplinar e apoiando as ações dos alunos que, por sua vez, são incentivados a exercitar a autonomia na busca por soluções para problemas.

A metodologia foi uma entre as quatro estudadas durante a disciplina “Métodos e Técnicas Inovadoras de Ensino e Aprendizagem”, ministrada pelas professoras Cristina Vaz e Guaciara Freitas. A experiência rendeu cinco projetos que tinham como objetivo principal identificar o desenvolvimento de experiências de inovação no âmbito dos cursos de graduação da UFPA.

Desse modo, os mestrandos efetuaram suas pesquisas nos projetos: "Aprendendo com a Literatura - O Clube de Leitura Tertúlias do Grão Pará", da Faculdade de Educação Matemática e Científica; "Monitoria Proativa em Geologia Introdutória", da Faculdade de Geologia; "Metodologia de Aprendizagem Ativa", do Programa de Cursos de Nivelamento da Aprendizagem (PCNA) e "Telefonia Celular Comunitária (CELCOM)", ambos vinculados ao Instituto de Tecnologia (ITEC); e o "Roteiro Geo-turístico", da Faculdade de Geografia.

A Mostra, que será em formato de e-book, surge como alternativa para a apresentação dos produtos produzidos pela turma, como vídeo elaborado a partir do jogo Minecraft, vídeo baseado na técnica cut-out animation, histórias em quadrinhos digital (HQD), storyboard e rádio novela. O objetivo é divulgar e socializar as experiências para a comunidade acadêmica da UFPA e externa.

A estrutura do e-book conta com um capítulo introdutório que aborda os conceitos centrais da ABPj, indicando suas etapas e a atuação dos alunos e professoras na metodologia. Cada um dos capítulos seguintes descreve a trajetória de uma equipe e apresenta as conclusões dos trabalhos, com textos que narram o caminho trilhado e links para que os usuários possam visualizar, dentro do próprio e-book, os subprodutos gerados ao final da atividade.

Sobre a disciplina - A disciplina Métodos e Técnicas Inovadoras de Ensino e Aprendizagem aborda aspectos relacionados à formação do professor e objetiva refletir, discutir e aplicar metodologias ativas de ensino e aprendizagem voltada para um ensino superior inovador e criativo. Entre os assuntos estudados estão as metodologias ativas: Sala de Aula invertida, Aprendizagem por Pares e a Aprendizagem Baseada em Projetos, além de recursos tecnológicos. 

Serviço:
Mostra Digital de Inovação: lançamento do E-book “Cinco caminhos ao encontro da ABPj”
Dia: 25/08/2017 – Segunda-feira
Hora: 11h
Link de acesso à mostra. 

Texto: Ana Carolina Aleixo, Andreza Jackson e Julia Quemel - PPGCIMES
Arte: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página