Página inicial > Ultimas Notícias > Mostra Digital de Inovação apresenta resultados de experiências vivenciadas por alunos do PPGCIMES

• Publicado: Sábado, 23 de Junho de 2018, 00h04

Banner Mostra Portal UFPA

Alunos da segunda turma do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) da Universidade Federal do Pará (UFPA) lançam nesta segunda-feira, dia 25 de junho, a partir das 11h, a Mostra Digital de Inovação com o e-book “Cinco caminhos ao encontro da ABPj”. A mostra apresenta os resultados obtidos com a experiência vivenciada pela turma na aplicação da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos (ABPj).

A ABPj é um método inovador de aprendizagem que tem como princípios básicos incentivar o trabalho em equipe e abordar temas do mundo real, por meio do desenvolvimento de atividades de pesquisa e da aplicação de conhecimentos teóricos na prática, dando condições para que o aluno seja o responsável central pelo seu aprendizado. Para isto, o professor é convidado a criar um ambiente propício para o trabalho colaborativo, destacando a relevância da prática interdisciplinar e apoiando as ações dos alunos que, por sua vez, são incentivados a exercitar a autonomia na busca por soluções para problemas.

A metodologia foi uma entre as quatro estudadas durante a disciplina “Métodos e Técnicas Inovadoras de Ensino e Aprendizagem”, ministrada pelas professoras Cristina Vaz e Guaciara Freitas. A experiência rendeu cinco projetos que tinham como objetivo principal identificar o desenvolvimento de experiências de inovação no âmbito dos cursos de graduação da UFPA.

Desse modo, os mestrandos efetuaram suas pesquisas nos projetos: "Aprendendo com a Literatura - O Clube de Leitura Tertúlias do Grão Pará", da Faculdade de Educação Matemática e Científica; "Monitoria Proativa em Geologia Introdutória", da Faculdade de Geologia; "Metodologia de Aprendizagem Ativa", do Programa de Cursos de Nivelamento da Aprendizagem (PCNA) e "Telefonia Celular Comunitária (CELCOM)", ambos vinculados ao Instituto de Tecnologia (ITEC); e o "Roteiro Geo-turístico", da Faculdade de Geografia.

A Mostra, que será em formato de e-book, surge como alternativa para a apresentação dos produtos produzidos pela turma, como vídeo elaborado a partir do jogo Minecraft, vídeo baseado na técnica cut-out animation, histórias em quadrinhos digital (HQD), storyboard e rádio novela. O objetivo é divulgar e socializar as experiências para a comunidade acadêmica da UFPA e externa.

A estrutura do e-book conta com um capítulo introdutório que aborda os conceitos centrais da ABPj, indicando suas etapas e a atuação dos alunos e professoras na metodologia. Cada um dos capítulos seguintes descreve a trajetória de uma equipe e apresenta as conclusões dos trabalhos, com textos que narram o caminho trilhado e links para que os usuários possam visualizar, dentro do próprio e-book, os subprodutos gerados ao final da atividade.

Sobre a disciplina - A disciplina Métodos e Técnicas Inovadoras de Ensino e Aprendizagem aborda aspectos relacionados à formação do professor e objetiva refletir, discutir e aplicar metodologias ativas de ensino e aprendizagem voltada para um ensino superior inovador e criativo. Entre os assuntos estudados estão as metodologias ativas: Sala de Aula invertida, Aprendizagem por Pares e a Aprendizagem Baseada em Projetos, além de recursos tecnológicos.

Mostra Digital de Inovação: lançamento do E-book “Cinco caminhos ao encontro da ABPj”
Dia: 25/08/2017 – Segunda-feira
Link de acesso à mostra.

Texto: Ana Carolina Aleixo, Andreza Jackson e Julia Quemel - PPGCIMES