Página inicial > Ultimas Notícias > Instituto de Filosofia e Ciências Humanas tem nova diretoria

Instituto de Filosofia e Ciências Humanas tem nova diretoria

• Publicado: Domingo, 24 de Junho de 2018, 22h51

21.06.2018 Posse IFCH Nayana Batista 3

O Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Pará inicia a semana sob uma nova direção. Durante cerimônia realizada na última quinta-feira, 21, no Auditório Setorial Básico, os cargos de  diretores, geral e adjunto, foram assumidos pelos  professores Fernando Arthur Freitas Neves e Giovane da Silva Mota. Eles foram escolhidos pela comunidade do IFCH em processo eleitoral, ocorrido no mês de maio, para o quadriênio 2018-2022.

A solenidade teve a presença do reitor Emanuel Tourinho, do vice-reitor Gilmar Pereira da Silva e dos pró-reitores Nelson Souza Júnior, de Extensão; Rômulo Angélica, de Pesquisa e Pós-Graduação; José Cauby de Almeida Júnior, de Administração; Raquel Trindade, de Planejamento; e Raimundo da Costa Almeida, de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas. Também compareceram dirigentes de vários órgãos acadêmicos, como o CIAC, a Saest e a Fadesp.  O corpo discente, técnico-administrativo e docente do IFCH marcou presença, assim como convidados especiais, como a ex-governadora do Estado e ex-aluna da UFPA, Ana Júlia Carepa, o ex-reitor Carlos Edilson Maneschy; o vice-reitor da UEPA, Clay Chagas, e a presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, Anaiza Virgulino.

21.06.2018 Posse IFCH Nayana Batista 13Ao se despedir da direção geral do IFCH, a professora Andrea Chaves desejou sucesso à nova gestão e agradeceu aos diretores de faculdades, aos coordenadores de pós-graduação e ao corpo técnico-administrativo do instituto. Ela ainda destacou o apoio recebido de órgãos como o Centro de Informações Acadêmicas (CIAC) e da Pró-Reitoria de Planejamento, e a relação de respeito mútuo estabelecida com os estudantes. Já o diretor-adjunto do exercício anterior, professor Carlos Augusto Souza, ressaltou o aprendizado obtido durante o período em que esteve no cargo e desejou êxito nos desafios que serão enfrentados pela nova gestão.

O geógrafo Giovane Mota, agora diretor adjunto, ressaltou o apoio da gestão anterior durante a fase de transição e lembrou o projeto proposto para o próximo quadriênio. “Em parceria com Fernando Arthur, propomos um projeto de unidade, com a perspectiva de aglutinar e somar para que o IFCH, por meio de toda a sua força intelectual, representada por seus pesquisadores de reconhecimento nacional, avance e consolide sua importância na Universidade e  no cenário das humanidades”, contou.

Já o novo diretor geral, Fernando Arthur Neves, discorreu sobre sua trajetória na Instituição nos últimos trinta anos, quando já ocupou diversos cargos, entre eles, coordenador do curso de História, pró-reitor de Extensão e presidente da Fadesp.  Falou também sobre a responsabilidade do IFCH em mostrar com mais clareza suas tecnologias para a sociedade na formação de recursos humanos.  “Precisamos ser mais ousados e estar mais presentes aos debates da arena pública na Amazônia. Também temos como desafio estabelecer um processo de convencimento para que cada um seja protagonista na construção coletiva do instituto”, pontuou.

Já no final da solenidade, o reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, falou sobre os desafios da nova gestão. “O momento político tem colocado as universidades públicas em impasses muito graves. Apesar de tudo, não só estamos mantendo as nossas atividades, mas também avançando. O IFCH, na sua área de atuação, tem dado uma contribuição muito substancial nesse crescimento”, pontuou.

21.06.2018 Posse IFCH Nayana Batista 5E também destacou a trajetória marcante e bem-sucedida do instituto em que foi aluno e se graduou em Psicologia.  “Sobretudo nos anos 1980 e 1990, tivemos grande participação dos membros do IFCH nas lutas sociais e políticas em favor da educação e da democracia no País. Desejo que o IFCH continue sendo um protagonista importante no avanço acadêmico e científico da UFPA, assim como na interação com os movimentos sociais em busca de uma sociedade justa, inclusiva e solidária”, finalizou o reitor.

Nova Diretoria - O novo diretor geral, Fernando Arthur, é graduado em História pela Universidade Federal do Pará, mestre em Planejamento do Desenvolvimento pela UFPA e  doutor em  História Social pela PUC-SP. Membro da ARQPEP (Associação dos Amigos do Arquivo Público do Pará) e  do IHGPA (Instituto Histórico e Geográfico do Pará).  Ele já ocupou os cargos de coordenador do Curso de História, pró-reitor de Extensão e mais  recentemente ocupou o cargo de diretor Executivo da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp)

Giovane Mota, diretor-adjunto, possui graduação em Bacharelado e Licenciatura  em Geografia pela Universidade Federal do Pará ,  especialização em Geografia da Amazônia pela Universidade Federal do Pará e em Planejamento Ambiental pela PUC-MG, e é mestre em Geografia pela Universidade Federal do Pará. Tem doutorado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense e atualmente é professor-adjunto da UFPA. Giovane já foi coordenador do Curso de Geografia e diretor da Faculdade de Geografia por diversos períodos.

Texto: Assessoria IFCH

Fotos: Nayana Batista