Página inicial > Ultimas Notícias > Alunos de Cinema e Audiovisual realizam Mostra de filmes inspirada na obra de João de Jesus Paes Loureiro

• Publicado: Segunda, 25 de Junho de 2018, 15h05

Cartaz MOSTRA CURTA UFPA

Motivados pela Disciplina Direção I do curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual da UFPA, os alunos da turma de 2016 produziram filmes de curta-metragem inspirados em poemas do escritor e professor João de Jesus Paes Loureiro. Sob a orientação do professor Alex Damasceno, foram produzidos 7 filmes que serão exibidos na “Mostra-Curta-UFPA”, que ocorre no dia 29 de junho, a partir das 16h, no Cine Olympia.

A Mostra-Curta-UFPA é um espaço livre para exibição de obras audiovisuais realizadas por discentes da UFPA, sobretudo alunos do Instituto de Ciências da Arte e do Instituto de Letras e Comunicação. Sua organização é feita por alunos do curso de Cinema e Audiovisual, mas conta também com a participação de estudantes de Licenciatura em Teatro, Jornalismo e Publicidade.

O professor Alex Damasceno explica que as atividades da disciplina que resultaram nesse evento tiveram o objetivo de iniciar a formação de diretores audiovisuais, na busca de construir nos estudantes um olhar autoral, que alie as competências técnicas, estéticas e de expressão de diferentes visões de mundo.

“A exibição dos filmes realizados, por sua vez, é uma etapa fundamental desse processo de formação, pois coloca os estudantes em contato direto com o público, que é quem realmente confere sentidos às obras. A Mostra-Curta-UFPA é, assim, um acontecimento que divulga a produção artística  universitária e estimula um diálogo entre os autores-estudantes e os espectadores”, afirma.

O evento tem apoio da Associação de Críticos de Cinema do Pará, do Cineclube Alexandrino Moreira, da Revista Chuva de Cinema – projeto de extensão do Curso de Cinema e Audiovisual – e do Cine Olympia, além do apoio de alunos, técnicos e professores do Curso de Cinema e Audiovisual, da Faculdade de Artes Visuais, bem como de alunos de Jornalismo, Publicidade e Licenciatura em Teatro da UFPA.

Homenageado - Para evidenciar a construção dos múltiplos olhares dos estudantes, foi decidido que todos deveriam adaptar uma mesma obra-fonte. Para Alex Damasceno, homenagear Paes Loureiro na forma de filmes é motivo de grande felicidade para quem participa da Mostra. “A escolha de Paes Loureiro se deu por três motivos: primeiro, pela sua rica e heterogênea poesia, que permitia diferentes abordagens dos estudantes, seja por inspiração estética, temática, seja até mesmo com aproximações mais livres.  O segundo motivo foi a nossa intenção de produzir filmes que, direta ou indiretamente, abordassem o tema da cultura amazônica, que é um componente fundamental da obra do poeta. Por fim, o terceiro motivo foi simplesmente a nossa admiração”, conta Alex.

A obra do escritor, poeta e professor João de Jesus Paes Loureiro é uma referência para leitores, artistas, pesquisadores e estudantes paraenses. Paes Loureiro é professor de Estética, História da Arte e Cultura Amazônica do Instituto de Ciências da Arte e foi professor da turma de Cinema de 2016, ministrando a disciplina Estética e Teoria do Cinema e Audiovisual I, tendo a realização de todas as aulas no próprio Cine Olympia.

Mostra-Curta-UFPA
Data: 29 de junho de 2018
Local: Espaço Municipal Cine OlympiaHora, a partir das 16h.

Texto: Elizandra Ferreira  – Assessoria de Comunicação da UFPA