Página inicial > Ultimas Notícias > Fórum Paraense de Educação do Campo discute ações do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária no Pará

• Publicado: Sábado, 30 de Junho de 2018, 11h23

pronera

No dia 3 de julho, o Fórum Paraense de Educação do Campo (FPEC) vai promover um encontro que pautará os 20 anos do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) no Estado do Pará. O evento pretende ser um espaço de discussão para o fortalecimento e a ampliação do programa na área de abrangência da Secretaria Regional 01 do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Será realizado das 8h30 às 12h, no auditório do Instituto de Ciências da Educação (ICED) da UFPA.

O Pronera é reconhecidamente uma das mais importantes políticas de educação construída nos últimos 20 anos. Promoveu a realização de 320 cursos nos níveis EJA fundamental, ensino médio e ensino superior, envolvendo 82 instituições de ensino, 38 organizações demandantes e 244 parceiros, com a participação de 164.894 educandos.

O coordenador do FPEC, Salomão Hage, explica que o fórum tem o objetivo de ampliar e fortalecer a política do programa, que realizou grandes progressos agrários no Estado. “Essas ações qualificaram a formação educacional e profissional de trabalhadoras e trabalhadores do campo e de povos e comunidades tradicionais, melhorando suas vidas, afirmando seus territórios e mudando o campo brasileiro para melhor”, ressalta.

Atualmente, na SR 01 o único curso que está em execução é o Curso de Geografia das Águas e da Terra, ofertado pela Faculdade de Geografia e Cartografia da UFPA, que vem sofrendo com inúmeros atrasos nos repasses de verba para que continue a desenvolver as atividades.

O coordenador, professor Adolfo Oliveira Neto, destaca que a manutenção do curso é necessária, pois “ele atende aos beneficiários da reforma agrária de diversos territórios, como ribeirinhos, quilombolas e assentados de terra firme, que são protagonistas de todo o seu processo formativo, desde a construção da proposta pedagógica até a avaliação de cada etapa formativa.”

A expectativa dos promotores do evento é que a atividade contribua para o fortalecimento do programa no Estado do Pará, fortalecendo os cursos já em execução e construindo novas propostas que possam ser implantadas em um curto espaço de tempo.

Participantes – O encontro pretende reunir gestores, asseguradores e representantes da Comissão Pedagógica Nacional do Incra envolvidos com o Pronera; docentes, pesquisadores e estudantes das universidades públicas e das redes públicas de Educação Básica envolvidos com o programa; e lideranças dos movimentos e organizações sociais dos povos e comunidades tradicionais e camponesas.

Participam, também, representantes de organizações governamentais e não governamentais comprometidos com a reforma agrária e a efetivação dos direitos humanos e sociais nos territórios rurais, em especial o Núcleo Agrário e os promotores de justiça que integram o GT Agrário do Ministério Público Estadual, o Núcleo de Direitos Humanos e Ações Estratégicas da Defensoria Pública Estadual, a Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa do Estado do Pará e a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Pará.

Encontro Proner
Data: 3 de julho de 2018
Local: Auditório do Instituto de Ciências da Educação (ICED) – UFPA, Guamá, Belém
Hora: 8h30 às 12h