Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto Multicampiartes e Caravana Cultural leva oficinas e espetáculos para Breves em julho

• Publicado: Terça, 03 de Julho de 2018, 18h54

BANNER PARA SITE BREVES

Com o objetivo de promover iniciativas culturais e artísticas pelo Estado, a Diretoria de Arte, Cultura, Esporte e Lazer (Dacel), da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), tem realizado o Projeto Multicampiartes e Caravana Cultural por diversos municípios onde há campus da UFPA. Em julho, o projeto vai até Breves, entre os dias 2 e 6, e leva oficinas e espetáculos à cidade. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no dia do evento, no Campus Universitário do Marajó/Breves.

Durante o evento, ocorrerão oficinas como Políticas Públicas de Cultura, Dança, Teatro, Canto e Fotografia. Ao final da semana, serão apresentados os resultados dessas oficinas, em uma grande apresentação na Quadra da Praça CEu-Breves. No encerramento, haverá o espetáculo “Enraizando”, realizado pelo grupo coreográfico da UFPA. A programação completa pode ser acessada aqui.

O Projeto - Atualmente, em sua 8ª edição, o Projeto Multicampiartes e Caravana Cultural divide sua dinâmica em dois núcleos: um de formação, que leva oficinas artísticas e culturais aos 16 campi da UFPA, sempre realizando previamente uma visita técnica para ouvir os desejos e as necessidades do município; e um núcleo de circulação dos espetáculos realizados pela Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA) e pela Escola de Música (EMUFPA). Ao final de uma semana, é realizado um espetáculo público, no qual são apresentados os resultados das oficinas e o espetáculo circulante.

Importância - O diretor cultural da Dacel, professor Miguel Santa Brígida, afirma que o projeto tem sido uma experiência muito enriquecedora para a Universidade e para os municípios, tanto na dimensão artística e cultural, como na dimensão política e social. “Temos trabalhado o diálogo com esses municípios, para, assim, traçarmos uma política cultural baseada no contato com as comunidades, entendendo o perfil cultural, o desenho de cada cidade, firmando parcerias com os grupos tradicionais e artísticos locais, pois perceber as singularidades de cada município e legitimá-los culturalmente é cumprir a missão da política extensionista”, ressalta o professor.

Próximas Edições - Em setembro, o Multicampiartes e a Caravana Cultural irão para a cidade de Tucuruí. No encerramento da programação anual, em novembro, o projeto visita a cidade de Limoeiro do Ajuru, uma área de abrangência do Campus Cametá.

Multicampiartes e Caravana Cultural em Breves
Data: 2 a 7 de julho
Inscrições: Coordenação de Extensão do Campus Universitário do Marajó/Breves (Alameda 4, 3418, Parque Universitário)
Mais informações: (91) 3783-1129