Página inicial > Ultimas Notícias > Escola de Administração Fazendária oferta cursos a distância para servidores públicos

• Publicado: Quinta, 05 de Julho de 2018, 15h49

banner ufpa Cursos ESAF

A Escola de Administração Fazendária (ESAF) está com inscrições abertas para dois cursos de educação a distância sobre o fundo de previdência complementar do servidor público federal. Ambos possuem o objetivo de difundir as informações e orientações, acerca dos planos previdenciários, entre os servidores públicos federais e servidores na área de gestão de pessoas, de forma a terem a compreensão do Regime de Previdência Complementar.  As inscrições são feitas na página da Escola Virtual da ESAF.

O curso “Funpresp-a Previdência Complementar do Servidor Público Federal” é voltado para os servidores públicos e estará disponível até o dia 31 de dezembro. Após inscrito, o servidor terá 60 dias corridos para concluir o curso. Com carga horária de 40 horas, o curso abordará os seguintes conteúdos: contexto histórico dos regimes de Previdência Social; criação da FUNPRESP; plano de benefício ExecPrev e categorias de participantes; coberturas adicionais de risco; institutos dos planos; imposto de renda na previdência complementar; investimentos e rentabilidade dos planos; sala do participante; operações com participantes; e migração de Regime Previdenciário.

Já o curso “Funpresp para RH - a Previdência Complementar do Servidor Público Federal” tem como público-alvo os servidores das áreas de Gestão de Pessoas e também estará disponível até o dia 31 de dezembro. Após inscrito, o servidor terá 120 dias corridos para concluir o curso. O curso possui carga horária de 50 horas e abordará o mesmos temas do curso acima, porém incluindo ao conteúdo programático "As Responsabilidades do Patrocinador". Para participar deste evento, é necessário conhecimento intermediário sobre utilização dos recursos de informática e acesso à Internet banda larga.

ESAF- A Escola de Administração Fazendária (Esaf) é órgão integrante da estrutura do Ministério da Fazenda, subordinada ao Ministro de Estado da Fazenda. Com a experiência acumulada ao longo de sua existência, a Esaf pode ser considerada o maior complexo educacional da Administração Pública Brasileira.

Os cursos à distância promovidos pela Esaf objetivam a disseminação do conhecimento e aprendizagem tanto para servidores públicos, quanto para sociedade em geral. Sendo os principais temas voltados para a área fiscal e financeira, além de ofertar cursos de capacitação e aperfeiçoamento específicos para o Ministério da Fazenda, Secretaria da Receita Federal do Brasil, Secretaria do Tesouro Nacional, dentre outras entidades parceiras.

Texto: Juliane Nascimento
Arte: Assessoria Progep