Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Vereadores aprovam lei fundiária para regularizar moradias em Serra do Navio, no Amapá
Início do conteúdo da página

Vereadores aprovam lei fundiária para regularizar moradias em Serra do Navio, no Amapá

  • Publicado: Segunda, 09 de Julho de 2018, 14h49

CAPA Maria alerta Executivo e Legislativo de Serra do Navio sobre importância do licenciamento ambiental

A Câmara de Vereadores de Serra do Navio aprovou, no último dia 3 de julho, o Projeto de Lei 003/2018, definindo as normas para a implantação da sua política pública de regularização fundiária, tornando-se a primeira cidade amapaense, das 16 existentes, a ter um marco legal para nortear o acesso à terra e à moradia em áreas tombadas como patrimônio histórico e consolidar uma referência metodológica a ser compartilhada na Amazônia Legal e no Brasil. O projeto de lei aprovado possui quatro capítulos, 15 artigos e segue para a sanção e regulamentação do Poder Executivo serrano, cujo modelo de decreto elaborado pela Comissão de Regularização Fundiária da Universidade Federal do Pará (CRF-UFPA) foi entregue ao Poder Executivo do município, em abril deste ano.

O consultor jurídico da CRF-UFPA Gabriel Outeiro afirma que a aprovação do projeto de lei consolida um trabalho realizado em equipe multidisciplinar nos últimos anos e ressalta a importância da aprovação de uma legislação amazônica garantindo a regularização de imóveis pertencentes ao patrimônio municipal em nome das famílias.  “A legislação efetiva a garantia do direito constitucional à moradia para as presentes e futuras gerações, cria as bases institucionais para a gestão do solo urbano, para o desenvolvimento local e protege e preserva o patrimônio histórico arquitetônico e urbanístico tombado”, assinala. Ficaram estabelecidos, também, direitos, deveres e procedimentos para assegurar o cumprimento das normas de preservação da cidade tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que conta, ainda, com a parceria da Superintendência do Patrimônio da União (SPU), da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp).

CONCESSÃO Vista aérea de Serra do NavioConcessão – De acordo com o consultor, o projeto de lei aprovado estabelece que a regularização da moradia será efetuada por meio de Contrato de Concessão de Direito Real de Uso (CDRU), assegurando ao beneficiado a cessão de direito real de uso, onerosa ou gratuita, por tempo indeterminado, desde que ele cumpra as exigências documentais e legais.  A outorga gratuita para pessoa natural será efetivada para quem tenha ingressado no imóvel objeto de regularização antes de 11 de fevereiro de 2009, desde que o beneficiário atenda às condições estabelecidas na lei. “A legislação fundiária serrana é um marco, se soma ao projeto de tombamento e promove avanços na gestão de um território que antes era gerido como uma cidade-empresa de gestão privada, em que todos eram funcionários, e agora se vive numa cidade aberta e cidadã, em que todos serão beneficiados com a segurança jurídica da moradia e corresponsáveis pela preservação do patrimônio tombado”, comenta.

Entre as condições para garantir a moradia, Gabriel Outeiro explica que o beneficiário deve possuir renda familiar mensal inferior a cinco salários mínimos e ocupe a área de até 1000m² sem oposição, pelo prazo ininterrupto de, no mínimo, um ano. O beneficiário deve utilizar o imóvel como única moradia ou como meio lícito de subsistência em regime de economia familiar, exceto locação ou assemelhado. Além disso, o beneficiário fará declaração de próprio punho reconhecendo que não é proprietário ou possuidor de outro imóvel urbano ou rural, nem seu cônjuge, em todo o território nacional, e ficará sujeito às penalidades legais nas esferas penal, administrativa e civil. “Os contratos e registros efetivados serão formalizados, preferencialmente, em nome da mulher, alerta.

O projeto de lei aprovou que, nos casos de outorgas onerosas, precedida de licitação, será dado o direito de preferência àquele que comprove a ocupação, por um ano ininterrupto, sem oposição, até 10 de fevereiro de 2009, de área superior a 1.000m² e inferior a 5.000m². “Nas situações não enquadradas nestes dois pontos citados, o projeto aprovado observa que outorga onerosa poderá contemplar àquele que comprove a ocupação, por um ano ininterrupto, sem oposição, até 10 de abril de 2015, de área até 250m² de uso comercial, vedada sua utilização para aluguel ou assemelhado, dispensada a licitação conforme art. 17, I, alínea h, da Lei Federal 8.666/93. Haverá, também, outorga onerosa, por meio de licitação, conforme esta mesma legislação”, detalha consultor.

GESTÃO Vereadores no plenário da Câmara de Serra do Navio2Gestão – Conforme aprovado pelos vereadores, o Executivo Municipal não poderá celebrar mais de dois contratos de CDRU por unidade familiar. A concessão terá por objeto o terreno e a edificação, nos casos de imóveis tombados, ou apenas o terreno, quando a edificação tiver sido realizada exclusivamente pelo ocupante. Em até 10 anos ininterruptos do contrato de CDRU, o beneficiado poderá solicitar a sua conversão em título de domínio pleno, desde que tenha cumprido com os deveres de conservação do imóvel e as cláusulas estabelecidas na CDRU. Os imóveis que apresentarem no momento da regularização o nível de preservação de acordo com as regras do tombamento já receberão o título de domínio pleno, alertou. 

No caso de outorga onerosa, segundo Gabriel, o beneficiário poderá solicitar o título de domínio pleno desde que tenha efetuado todos os pagamentos devidos. Estes recursos serão geridos por um fundo municipal específico para a preservação da cidade, cuja proposta será encaminhada pela CRF-UFPA para os gestores da prefeitura. O consultor chamou atenção, ainda, para o fato de que a CDRU será extinta se o beneficiário der ao imóvel uso diverso do permitido na lei e não possibilitar a vistoria do imóvel pelos gestores do município e do Iphan, mediante combinação prévia de dia e hora marcados.

RISCOS Érica Laiana assistente social da CRF UFPA e membros do GTM Serra do Navio debatem novos desafios do projetoRiscos – Entre 4 e 6 de julho, Érica Laina, assistente social da CRF-UFPA, realizou reunião com os membros do Grupo de Trabalho Municipal de Serra do Navio (GTM-SN), no Gabinete do Executivo serrano, abordando os desafios sobre o recolhimento e a conferência documental das famílias beneficiadas e esclareceu sobre os próximos passos de execução do projeto.  Na ocasião, o consultor jurídico da CRF-UFPA informou aos membros do GTM-SN que a análise processual não prosseguiu o recolhimento e a conferência documental nos processos administrativos das famílias, uma vez que a ação exige a presença da consultoria jurídica da prefeitura, o que não ocorreu, e será necessário reorganizar uma nova viagem e outra etapa da regularização.

Outro ponto crítico é a demora do licenciamento ambiental do projeto de parcelamento do solo da cidade junto ao Instituto de Meio Ambiente e de Ordenamento Territorial do Amapá (IMAP).  A coordenadora técnica do projeto, Maria do Carmo Silva, esclarece que, de acordo com a Lei 13.465/2017, quando o município não dispuser de órgão ambiental capacitado para realizar análise e aprovação de estudos ambientais por não dispor em seus quadros ou ter à sua disposição profissionais com essa atribuição técnica, o licenciamento deverá ser feito pelo órgão estadual, no caso o IMAP. Maria explica que, em maio passado, foram repassadas à prefeitura as orientações necessárias para executar esse procedimento, cabendo ao município apenas formalizar a solicitação, o que, até o momento, não ocorreu. “Sem o licenciamento ambiental, não se registra o projeto de parcelamento do solo no cartório de Serra do Navio, o que impede o registro dos títulos e a conclusão do processo da regularização beneficiando as famílias”, assevera. 

Além disso, Maria do Carmo alertou, criticamente, que o Contrato de Doação das Terras entre a SPU e a prefeitura ocorreu em dezembro de 2016 e os 312 hectares de terras correspondentes à área da sede municipal foram registradas, definitivamente, no dia 6 de março de 2018 no Cartório de Registro de Imóveis da Vila de Serra do Navio. “O contrato de doação estabelece condicionantes com relação a prazos para a regularização das moradias em nome dos moradores. Não podemos colocar em risco estes avanços fundiários e os Termos de Execução Descentralizada (TED), firmados entre o Iphan-AP e a CRF- UFPA, para dar suporte ao município na execução das ações de regularização, cujo término está previsto para setembro próximo. Não é sensato perder todo o trabalho e a produção de conhecimentos nestes anos, que representam um investimento público considerável, além de se tratar de uma experiência exitosa e referenciada na Amazônia Legal”, finaliza.

Texto: Kid Reis – Ascom - CRF-UFPA
Fotos: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página