Página inicial > Ultimas Notícias > Estudantes de Letras realizam produção de curta-metragem no Campus Soure

Estudantes de Letras realizam produção de curta-metragem no Campus Soure

• Publicado: Terça, 10 de Julho de 2018, 15h54

curta 1

Os alunos das turmas de Letras-Língua Inglesa 2016 e 2015 promoveram, respectivamente, nos dias 5 e 9 de julho, a exibição de curtas-metragens no Campus Universitário da UFPA Marajó-Soure. A produção foi realizada pelos próprios estudantes e faz parte da disciplina de Cultura e Literatura Amazônica e Cinema e Literatura, ambas ministradas pelo professor Orlando Figueiredo.

Para a turma de Letras 2016, a atividade teve como objetivo adaptar obras literárias, principalmente obras da Literatura Amazônica, para um curta-metragem. Para a preparação, os alunos tiveram que ler obras literárias Amazônicas, como Belém do Grão-Pará e Marajó, do autor Dalcídio Jurandir; e Missionário, de Inglês de Sousa. Já os alunos da turma de Letras 2015 produziram um curta baseado no filme O Auto da Compadecida, inspirado na obra de Ariano Suassuna.

curta 2Segundo o professor Orlando, "a atividade foi de suma importância, visto que as criações dos curtas permitiram dar voz e divulgar a nossa cultura através da Literatura e do Cinema, além de promover discussões sobre questões culturais e sociais abordadas nas obras e enfatizar as tradições orais que são passadas de geração em geração, no caso das lendas e dos contos amazônicos".

Para a estudante Raylane Souza, que participou de um curta-metragem inspirado na Marajó, de Dalcídio Jurandir, o trabalho foi desafiador. "Eu nunca havia atuado, então foi uma experiência nova e muito satisfatória pelos momentos vividos e aprendizados adquiridos", afirmou a estudante.

Em breve, os filmes estarão disponíveis em um canal no YouTube, com o nome: “Cultura e Literatura Amazônica”, projeto do professor Orlando Figueiredo.

Texto: Giovane Silva / Assessoria de Comunicação do Campus de Soure