Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto paraense é semifinalista de competição internacional

Projeto paraense é semifinalista de competição internacional

• Publicado: Terça, 10 de Julho de 2018, 16h08

Projeto Amana Katu

Com o seu Projeto Amana Katu, o Time Enactus UFPA está classificado para a semifinal do Enactus Water Race, competição internacional que premia projetos que atuem nos setores de água e saneamento. A iniciativa paraense é a única representante brasileira no desafio, após disputa com 130 projetos de 27 países. O Amana Katu compete atualmente com ideias da Índia, Alemanha, Reino Unido, Quênia e Porto Rico.

Durante a participação na competição, o projeto realizou a instalação de seis sistemas de captação de água da chuva que estão impactando a vida de 86 pessoas e já propiciaram o reaproveitamento de mais de 87 mil litros de água. No total, quase 1500 pessoas já participaram das ações de educação ambiental realizadas pelos alunos da UFPA.

“Ser selecionado para o Water Race confirma que estamos no caminho certo. O projeto está ajudando a transformar a vida das pessoas e colaborando  para mudar a crise hídrica que vivemos na Amazônia”, afirma Wilson Ferreira, líder do projeto.

Water Race - O acesso à água e ao saneamento ainda está fora do alcance de grande parte do mundo. Cerca de 2,4 bilhões de pessoas não têm acesso a serviços de saneamento básico, como banheiros ou latrinas. A escassez de água afeta mais de 40% da população global, e esse número deve aumentar.

O Water Race é uma competição internacional, promovida pela Enactus Worldwide, que incentiva os times Enactus a criarem oportunidades de acesso à água e ao saneamento para a população. Patrocinada pela The Coca-Cola Company, Dell e XPV Water Partners, a final do desafio será realizada em outubro, na cidade de San Jose - Califórnia, nos Estados Unidos.

Amana Katu - O projeto foi criado durante o Desafio Inove Mais 2017 e tem como principal objetivo democratizar o acesso à água para populações carentes. No decorrer da competição, os membros desenvolveram um sistema compacto de captação de água da chuva, com capacidade de 240 litros e de baixo custo de produção.

Os sistemas são produzidos por jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica do Movimento República de Emaús, que passam por treinamentos e capacitações oferecidos pelo projeto. Além disso, a cada cinco sistemas vendidos, um é doado para uma família de baixa renda ou projeto social. As últimas doações ocorreram no Instituto Ampliar, localizado em Mosqueiro, e para uma família ribeirinha no município do Acará.

Enactus UFPA - Fundada em 2014, o Time Enactus UFPA tem como missão desenvolver líderes que, por meio de ações empreendedoras, sejam capazes de empoderar pessoas para transformar comunidades, melhorando a qualidade de vida e o bem-estar social.

A equipe da UFPA faz parte de uma rede global de universitários engajados que potencializam comunidades por meio do Empreendedorismo Social. Para conhecer mais sobre nossa atuação, acesse a página no Facebook.

Texto : Matheus Nery, com informações de Enactus Worldwide - Assessoria de Comunicação do Time Enactus UFPA
Arte: Reprodução / Internet