Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Egressos do Parfor UFPA tomam posse na Academia de Letras do Brasil em Viseu
Início do conteúdo da página

Egressos do Parfor UFPA tomam posse na Academia de Letras do Brasil em Viseu

  • Publicado: Sexta, 03 de Agosto de 2018, 15h55

EgressosParfor AcademiaLetras

Alunos egressos do Parfor foram empossados na Academia de Letras do Brasil – Seccional Viseu, fundada com o objetivo de resgatar, preservar e divulgar o patrimônio histórico, literário, artístico e cultural do município, do estado e do Brasil.

"A entrada na Academia de Letras-Seccional Viseu me impulsiona a acreditar em dias melhores, por meio do repasse da história, da cultura e da literatura deste lugar", diz Elivane Oliveira, convidada para a ABL Viseu pelo trabalho que desenvolve de divulgação da história do município por meio de narrativas orais.

Elivane Oliveira é professora, pedagoga, especialista na educação infantil e graduanda em Letras - Língua Portuguesa pelo Parfor em Viseu. "A ABL Viseu nos remete ao passado, nos leva a viver o presente e nos inspira para um futuro em constante diálogo com linguagens variadas", afirma a educadora.

A professora destaca ainda a importância do Parfor na conquista. "É o reconhecimento de todo um esforço oriundo da vida acadêmica. Como estudante da língua portuguesa,  percebi a necessidade de crescer pessoalmente e profissionalmente. O Parfor me proporcionou crescimento em todos os aspectos, isso não tem preço", conclui Elivane Oliveira.

Fundação - A ALB Viseu foi fundada a partir do trabalho de pesquisa e da divulgação da cultura e da história do município, realizado pelo professor Raimundo Gonçalves, egresso do curso de história do Parfor. "Em 1º de Janeiro de 2018 fui indicado à Academia de Letras do Brasil com sede em Brasília em consonância com o conselho Nacional, o que deu a Viseu os direitos legais de fundar uma seccional da ALB e a indicação de mais 19 membros, chegando ao total de 20 acadêmicos reconhecidos nacionalmente", conta Gonçalves. 

Durante a cerimônia de posse dos 20 membros, a comissão nacional da ALB concedeu ao professor Raimundo Gonçalves o título de doutor, em reconhecimento ao trabalho de pesquisa desenvolvido no município. Graduado em Pedagogia, o professor também ministrava aulas de História e teve no Parfor uma oportunidade de formação nessa área. 

Orientado pelo professor Cleodir Moraes, Raimundo Gonçalves desenvolveu um projeto de pesquisa que deu o título de reconhecimento a uma comunidade quilombola em Viseu. O trabalho ganhou visibilidade e o professor doutor Phil José Ribamar fez a indicação de Raimundo Gonçalves para ALB.

"Posso dizer que tudo isso foi consequência da formação adquirida durante o curso proposto pelo Parfor. Mesmo sendo graduado em Pedagogia, foi o curso de História do Parfor que me propôs a ser ousado, fazer pesquisa e ter resultados surpreendentes como esta última. Graças ao Parfor e ao meu orientador que acreditou, incentivou e criou em inquietações que resultaram até aqui em grandiosas conquistas", diz Raimundo.

Texto e foto: Ascom / Parfor

registrado em:
Fim do conteúdo da página