Página inicial > Ultimas Notícias > Alunos do Ensino Fundamental visitam UFPA em projeto de leitura e formação

Alunos do Ensino Fundamental visitam UFPA em projeto de leitura e formação

• Publicado: Quarta, 08 de Agosto de 2018, 15h38

CAPA 08.08.2018 Projeto Isabel Rodrigues Foto Alexandre de Moraes 4

Um livro na mão, uma lembrança na cabeça e uma história que chega ao coração. Leitores, narradores e contadores de histórias que se tornam protagonistas de sua própria vida. Esse é o resultado das várias atividades e iniciativas do Núcleo de Práticas e Linguagens Docentes da Universidade Federal do Pará (UFPA).

08.08.2018 Projeto Isabel Rodrigues Foto Alexandre de Moraes 2Na manhã desta quarta-feira, 8 de agosto, um grupo de alunos do Ensino Fundamental da Escola Liceu de Artes e Ofícios Mestre Raimundo Cardoso, de Icoaraci, aprimorou o gosto pela leitura, pela escuta e suas narrativas por meio do projeto, que é ligado ao Instituto de Educação Matemática e Científica da UFPA (IEMCI). A vinda dos estudantes foi possível graças ao apoio da diretora Fernanda Souza e da supervisão da professora Glauce Antunes.

“Nos ajuda a desenvolver a leitura e nos incentiva a ler mais livros de histórias, o que é muito bom”, defende Emilly Camili Silva, que esteve no Espaço ITEC Cidadão, para o trabalho do Núcleo.

08.08.2018 Projeto Isabel Rodrigues Foto Alexandre de Moraes 5Durante o evento, livros, textos e histórias falaram de carapanãs, diversidade, meio ambiente, Amazônia, identidade e vínculos. Os contadores iniciantes deram um “sotaque” e acrescentaram às leituras símbolos, lugares e referências da cultura regional, a fim de possibilitar a identificação do público com nossas peculiaridades.

Entre os ouvintes/narradores e contadores do evento estava a pequena Tamara Valente, de 8 anos. Com desenvoltura, encantou os professores da UFPA, alunos da escola de Icoaraci e os estudantes do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A menina acompanha da mãe, Thayse Valente, nas atividades do projeto há bastante tempo e pediu para ler.

08.08.2018 Projeto Isabel Rodrigues Foto Alexandre de Moraes 11“Percebo como ela evoluiu muito, especialmente quanto à leitura dela, e isso é importante para minha formação, e percebo, não apenas nela, mas nas crianças que já tive contato pelo projeto. A importância da relação com o livro, não só o didático, mas o infantil mesmo”, conta Thayse Valente, estudante do oitavo semestre do curso que forma professores para os anos iniciais da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental I.

Benedita Silva, acabou de se formar pelo curso de Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens da UFPA e esteve no projeto desde o começo, em maio de 2016. Para ela é difícil se afastar. Por isso, pretende continuar por perto e ajudar sempre que possível e seguir com sua formação.

08.08.2018 Projeto Isabel Rodrigues Foto Alexandre de Moraes 10“Foi muito importante para mim. Eu terminei meus estudos mais tarde e fui de uma geração em que falar em público não era comum na escola. Aqui, eu pude melhorar minha leitura, perder a timidez e aprender a lidar com grupos de alunos de diferentes idades. Tudo o que é essencial para sermos bons professores dos anos iniciais, mas que não está exatamente nos livros", pondera.

O Núcleo de Práticas e Linguagens Docente do Instituto de Educação Matemática e Científica da UFPA atua em três eixos: Letramento acadêmico, Laboratório de produção textual e o Ensino-aprendizagem de crianças, jovens e adultos dos Anos Iniciais. O primeiro recebe alunos e professores de dentro e de fora da UFPA para auxiliar no trabalho com a produção de textos acadêmicos como artigos, seminários, fichamentos e resenhas.

08.08.2018 Projeto Isabel Rodrigues Foto Alexandre de Moraes 7No segundo eixo, estudantes do IEMCI/UFPA são atendidos individualmente por voluntários, alunos de pós-graduação (ProfLetras) e professores do projeto. No terceiro eixo, criou-se o grupo EncantArtes que estimula a fala, leitura e escrita em parcerias diversas com escolas da rede pública da Região Metropolitana de Belém.

“Nosso foco é a formação deles [alunos do IEMCI], de vocês [alunos da rede pública] e nossa [como pesquisadores da linguagem], em especial, na Amazônia paraense”, explica Isabel França Rodrigues, idealizadora e primeira coordenadora do projeto que hoje está sob a coordenação das professoras Emília Oliveira Pimenta e Elizabeth Manfredo.

Saiba mais sobre o Núcleo de Práticas e Trabalho Docente da UFPA no site  do projeto e veja como participar das atividades oferecidas.

Texto: Glauce Monteiro – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes