Página inicial > Ultimas Notícias > Encontro traz informação e serviço no Dia Nacional de Conscientização da Esclerose Múltipla

• Publicado: Quarta, 29 de Agosto de 2018, 14h24

esclerose2

Em comemoração ao Dia Nacional de Conscientização da Esclerose Múltipla (EM), celebrado nesta quinta-feira, 30 de agosto, a Associação de Apoio aos Portadores de Esclerose Múltipla do Pará (AAPEM/PA) vai realizar um "EMcontro", com início às 9h, no Bosquinho da UFPA, no Campus Profissional, no Guamá, em Belém. O evento é aberto a todos os interessados e não há necessidade de inscrições.

No chamado “Agosto Laranja”, o evento vai divulgar e prestar esclarecimentos à sociedade sobre a patologia, considerando o mês alusivo à causa. Para a atual presidente da AAPEM, Karina Cecim Pontes, mãe e cuidadora de uma paciente de EM, o EMcontro é de grande relevância, pois busca informar o maior número de pessoas sobre a importância do diagnóstico precoce da EM, suas causas, os tratamentos disponibilizados para amenizar os sintomas e proporcionar, da melhor forma, uma boa qualidade de vida aos pacientes.

“Escolhemos o Bosque autossustentável Camilo Viana e Benito Calzavara, por ser um lugar agradável, cercado pela natureza e com um compromisso com a sustentabilidade. Queríamos fazer um "EMcontro" descontraído, diferente da rotina do dia a dia e atingir o maior número possível de pessoas que por ali passam, tanto profissionais como estudantes e curiosos”, explica Karina Pontes.

O que é EM? - A Esclerose Múltipla é uma doença do sistema nervoso central, cérebro e medula espinhal, na qual há destruição do tecido protetor, chamado mielina, que envolve as fibras nervosas, impedindo ou alterando a transmissão das mensagens do cérebro para as diversas partes do corpo. Os sintomas da doença são variados e dependem da parte do sistema nervoso que foi afetada. Entre os mais comuns, estão presentes: fraqueza, distúrbios de equilíbrio, entorpecimento, transtornos visuais, tremores, vertigens, sensação de rigidez dos membros, fadiga, problemas na fala, no intestino e alterações na bexiga.

A causa da patologia ainda não é conhecida, mas a ciência trabalha com hipóteses, como ataque de determinados vírus, reações imunes ou ambas. Não há tratamentos que curem a doença, mas existem recursos, como medicamentos, fisioterapias, entre outros que ajudam os portadores da doença a se manterem produtivos e confortáveis.

Sobre a AAPEM - A Associação de Apoio aos Portadores de Esclerose Múltipla do Pará é uma entidade de caráter filantrópico e não governamental, fundada em 29 de novembro de 2001 por pacientes portadores de Esclerose Múltipla, seus familiares e amigos, a fim de incentivar a divulgação da patologia, provocar ações informativas e esclarecedoras sobre as terapias e os medicamentos disponíveis para o tratamento da doença, assim como estimular a busca de políticas públicas, visando ao atendimento adequado aos pacientes, aos estudos e às pesquisas sobre a prevalência  e a incidência da Esclerose Múltipla no Estado do Pará.

A AAPEM-PA é reconhecida com o título de Entidade Pública Municipal e Estadual. A partir de 4 de junho de 2008, com o apoio do governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública, foi criado o primeiro Centro de Referência para o tratamento da Esclerose Múltipla, sediado em Belém, nas dependências do Hospital Ophir Loyola, com a finalidade de propiciar o diagnóstico precoce, o tratamento especializado, a dispensação medicamentosa e a incidência da Esclerose Múltipla no Estado do Pará. Mais informações sobre a associação pelo telefone (91) 98290-8174 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Texto: Matheus Luz - Assessoria de Comunicação
Arte: Reprodução/Google