Página inicial > Ultimas Notícias > Submissão de trabalhos para o Seminário de Projetos Educacionais encerra-se nesta quarta-feira, 26

• Publicado: Terça, 25 de Setembro de 2018, 15h58

2 LOGO SEPEDUC 2018

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) tem realizado diversas ações no âmbito da política de qualificação do ensino de graduação da UFPA, tais como investimentos em infraestrutura, em programas de qualificação da infraestrutura, em projetos de monitoria e de educação tutorial, entre outros. Para promover a reunião de todas essas experiências que vêm sendo fomentadas, de forma que os participantes possam compartilhar suas respectivas práticas educacionais, será realizado, de 3 a 5 de outubro, o Seminário de Projetos Educacionais (Sepeduc/2018). As inscrições para submissão de trabalho e participação no evento vão somente até esta quarta-feira, 26 de setembro.

Sob o eixo temático “Saberes Educacionais, Inovação e Qualidade: territórios de construção do ensino de graduação”, o evento busca difundir as práticas educacionais que têm sido utilizadas nos projetos e são pautadas na busca pela qualidade, inovação e em saberes desenvolvidos em meio aos processos de ensino e aprendizagem na graduação dos diversos campi da Universidade.

Segundo a diretora de Inovação e Qualidade do Ensino (Diquale/Proeg), professora Sheila Vilhena, “o Sepeduc 2018 tem como responsabilidade promover e dar visibilidade à troca de experiências educacionais diferenciadas que ocorrem na UFPA, criando, entre outros aspectos, um ambiente acadêmico propício à inovação e à criatividade como elementos catalisadores de novas práticas no ensino de graduação.”

Inovação – Em um cenário cada vez mais global, tecnológico e veloz, investir na inovação em todos os ambientes, desde o ensino até o mercado de trabalho, é extremamente importante para que se tenha o sucesso desejado. “Construir um ambiente de inovação educacional na UFPA como um todo, e particularmente no ensino de graduação, é fundamentalmente importante para que estejamos inseridos na dinâmica do mundo atual, formando profissionais diferenciados e, portanto, mais preparados para lidar com os complexos desafios do século XXI”, ressalta Sheila Vilhena.

Participação – Podem participar do evento, docentes, técnicos-administrativos, coordenadores, tutores e bolsistas de programas e projetos vinculados à Proeg,  além de docentes e discentes por demanda espontânea da UFPA. Para a apresentação de trabalho, é necessário que todos os autores estejam inscritos.

A participação é obrigatória para os integrantes dos Programas PET-2018 (DADD), Pgrad-Labinfra/2017 (Diquale) e Pgrad-Monitoria/2017 (Diquale). Para os grupos PET, a participação é obrigatória para os bolsistas que têm o mínimo de 6 meses de bolsa. Já para os participantes do Proint/2016-2017 (Diquale), Pibid/2017 (DADD) e para os demais projetos dos campi do interior, a participação é facultativa.

No ato da submissão do trabalho, o primeiro autor deve optar entre as categorias Relato de Experiência Educacional (RE) ou Produção de Material Didático (MD) e enviá-lo no formato de resumo simples. As demais informações podem ser conferidas no  edital.

Seminário de Projetos Educacionais (SEPEDUC/2018)
Data: 3 a 5 de outubro
Período de submissão de trabalho: até 26 de setembro 2018.
Período de Inscrições: 3 a 26 de setembro de 2018 aqui
Mais informações na página do evento

Texto: Maissa Trajano – Assessoria de Comunicação da UFPA