Página inicial > Ultimas Notícias > 6º Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias continua com inscrições abertas

• Publicado: Quarta, 26 de Setembro de 2018, 15h50

VI Grupeci

Estão abertas as inscrições para participação do 6º Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias (GRUPECI). O encontro reúne grupos de pesquisa de todo o país para debater a temática ”Diversidade e participação em pesquisas com crianças e infâncias”. A sexta edição do evento ocorrerá de 27 a 30 de novembro, no Centro de Eventos Benedito Nunes, no Campus Básico da UFPA, em Belém.

Inscrições - As inscrições estão abertas até o dia 24 de novembro e devem ser realizadas por meio do site do Grupeci. Graduandos e pós-graduandos devem anexar ao cadastro on-line o comprovante de matrícula na sua respectiva instituição de ensino ou encaminhar para o endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O e-mail também deve conter uma cópia digitalizada dos seguintes documentos: carteirinha de matrícula do ano vigente (frente e verso) ou declaração de matrícula em papel timbrado da Instituição ou ainda boleto quitado da mensalidade vigente. A taxa de inscrição varia de acordo com a época do pagamento e com a categoria do participante. O participante receberá e-mails de confirmação de dados e pagamento. Mais informações aqui.

Diversidade - Por meio das discussões e apresentações articuladas de trabalhos, o 6º Grupeci planeja discutir o tema ”Diversidade e participação em pesquisas com crianças e infâncias”. Essa temática foi escolhida por ter sido pouco debatida nas edições anteriores. Segundo a coordenadora do evento, professora Celi Bahia, “no cenário contemporâneo, cada vez mais, se põe em pauta o reconhecimento da multiplicidade étnica, estética, de gênero, de famílias, de condições socioeconômicas, de territórios, de tradições, de culturas, de sociabilidades que envolvem a vida das crianças. Por isso precisamos exercitar a capacidade de olhar para a diversidade de crianças e infâncias que clamam por nossas sensibilidades.”

A UFPA, como uma instituição federal, tem o papel de dar espaço e incentivar a pesquisa e as discussões sobre infância e diversidade. “No âmbito acadêmico, o exercício de olhar o diverso, a perplexidade, e de olhar uma situação como se fosse vista ‘pela primeira vez’ vem se construindo nas aprendizagens desencadeadas a partir da participação das crianças em pesquisas”, explica a coordenadora. Por isso, segundo ela, é necessário conversar sobre os modos de fazer pesquisa sobre crianças e com crianças: “As crianças têm muito a nos ensinar, a nos contar sobre as suas formas de ver, interpretar, interagir e construir conhecimentos sobre o mundo. Elas nos fazem refletir sobre o valor de percebê-las, de valorizarmos cientificamente o que elas têm a dizer”, ressalta.

Programação - O primeiro dia de programação será iniciado às 8h, com o credenciamento, seguido por uma apresentação cultural e a solenidade de abertura. Depois, às 10h30, ocorrerá a conferência de abertura, ministrada pelo professor Manoel José Sarmento Pereira, da Universidade de Minho. Durante a tarde, serão realizadas as comunicações orais e o lançamento de livros, junto com outra programação cultural. Os dias 28 e 29 serão compostos por sessões de comunicações orais. No último dia, às 9h, ocorrerá a Conferência de Encerramento “Memória da Produção Intelectual das edições do Grupeci”, com a professora doutora Ligia Maria Aquino, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

Grupeci - O encontro, que começou na Universidade Federal de Juiz de Fora em 2008, é realizado bianualmente, variando a cidade sede. O seminário é um importante lugar de união de grupos para debates coletivos, de forma inter e multidisciplinar, com o intuito de formar e fortalecer grupos de pesquisa nas diversas regiões brasileiras, gerando até intercâmbios com grupos e pesquisadores internacionais. Por isso, para a professora Celi, tem a importância “na produção do conhecimento e a possibilidade de encontro de pesquisadores de diversas regiões do Brasil”.

Nesta edição, “a importância do 6º Grupeci é o fato de o evento vir a ocorrer na Amazônia. Isso amplia as possibilidades de participação dos grupos de pesquisas que se encontram na região, que, em geral, tem dificuldade de deslocar-se para o Sul e o Sudeste do País, onde, historicamente, o evento foi realizado”, afirma. Assim, contando com a presença de cerca de 600 participantes, a expectativa para o 6º Grupeci “é de que este seja um espaço de produção de conhecimento sobre a criança e as infâncias vividas por elas nas diferentes regiões do País”, conta a coordenadora.

Mais informações por meio dos números (91) 3246.0734/3246.7603, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo site do evento.

Texto e arte: Divulgação