Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto de Extensão promove Roda de Conversa sobre Saúde Emocional e Direito ao Descanso

• Publicado: Quinta, 04 de Outubro de 2018, 15h25

Saúde emocional

Na próxima terça-feira, dia 9 de outubro, será realizada a “4ª Roda de Conversa sobre Saúde Emocional”, organizada pelo Projeto de Extensão "Promoção de acolhimento e saúde emocional na pós-graduação". Com o tema "Descansar é Direito!" a Roda irá ocorre, às 14h30, na sala 17, do Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento (NTPC II /UFPA).

Coordenado por professores e alunos de pós-graduação do Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento (NTPC) e contando com uma Bolsista Proex da Faculdade de Psicologia, o evento tem o objetivo de acolher as demandas relativas à saúde emocional dos estudantes, criar espaços de escuta e empoderamento e refletir sobre os impactos do descanso (ou sua ausência) na saúde.

Rachel Coêlho Ripardo, professora do Programa de Pós Graduação em Neurociências e Comportamento (PPGNC/NTPC), explica que ao discutir possíveis variáveis que contribuem com o adoecimento mental na pós-graduação, percebe-se que é marcada por prazos apertados, pressão para publicar artigos, carga de trabalho excessiva e cobranças.

“Nessa perspectiva, o projeto se propõe a iniciar a construção de um espaço de escuta e acolhimento que seja, também, um lócus de transformação e empoderamento, que favoreça não só a saúde emocional e a qualidade de vida daqueles envolvidos, mas contribua com a identificação de possíveis mudanças que favoreçam a construção de um ambiente democrático, empático e emancipatório”, completa.

O evento – Em sua 4ª edição, a Roda de Conversa de Saúde Emocional reúne alunos de pós-graduação, sem a presença de professores, para discutir o tema proposto, nesse caso, o direito ao descanso. São compartilhadas experiências e emoções que a pós-graduação suscita.

As rodas ocorrem mensalmente. A primeira teve como tema “Saúde emocional como um todo”, na segunda foi discutido o "Adoecimento na academia", e na terceira "Como conversar com meu orientador". Também são realizadas oficinas. A primeira, sobre "Manejo de Tempo", ocorreu em setembro. A próxima irá ocorrer ao final do mês de outubro de 2018, com o tema "Assertividade". As oficinas estão abertas para o público em geral.

Inscrição – A roda de conversa é direcionada para os alunos de Pós-graduação da UFPA e de qualquer outra Instituição de Ensino Superior e também residências. Todos são bem-vindos, desde que estejam cursando ou tenham cursado, pós-graduação.

Para participar, basta comparecer ao evento. Não é necessária inscrição prévia. A roda de conversa não conta com certificação.

4ª Roda de Conversa sobre Saúde Emocional
Data: 9 de outubro de 2018
Local: Sala 17 do NTPC II – UFPA
Hora: 14h30