Página inicial > Ultimas Notícias > Inscrições abertas: seleção para cursos técnicos da Escola de Música da UFPA

Inscrições abertas: seleção para cursos técnicos da Escola de Música da UFPA

• Publicado: Quarta, 10 de Outubro de 2018, 15h36

EMUFPA2

Com o edital da seleção para os cursos técnicos lançados no início do mês, a Escola de Música da UFPA está com inscrições abertas somente até o próximo dia 15 de outubro. A novidade deste ano é a oferta do curso de "Composição e Arranjo" no turno da manhã. Ao todo, são 287 vagas para cursos presenciais, divididos nas seguintes categorias: técnico em instrumento musical (orquestra sinfônica e música de câmara, banda sinfônica, música popular, piano e violão), técnico em canto (canto coral, canto lírico e canto popular), técnico em composição e arranjo. As vagas estão disponíveis para os turnos da manhã, tarde e noite.

Os cursos técnicos da EMUFPA são profissionalizantes de nível médio. Portanto é necessário que o estudante esteja cursando (modalidade concomitante) ou já tenha cursado (subsequente) o Ensino Médio. É importante destacar, também, que os cursos não são voltados para iniciantes no estudo/prática de um instrumento musical ou canto. Os candidatos deverão ter domínio sobre os conteúdos das provas, os quais podem ser conferidos no Anexo II do edital.

Para os interessados em começar o aprendizado de um instrumento ou de técnica vocal, existe o Curso Livre de Música, cujo edital é lançado no início de cada semestre.

A estrutura dos cursos é organizada para que o aluno frequente a escola numa média de 3 a 4 dias letivos durante a semana, facilitando a permanência de alunos em idade escolar e também dos que desempenham atividade profissional. É possível também a flexibilização de horários, permitindo que o estudante curse disciplinas em outro turno, paralelo ao que está matriculado.

Programa de Auxílio Estudantil - Embora todos os cursos oferecidos atualmente pela EMUFPA sejam presenciais, alunos do interior do Estado já têm a perspectiva de estudar em Belém com o financiamento do Programa de Auxílio Estudantil, divulgado por meio de edital anual.

O programa concede bolsas de permanência e bolsas de moradia (caso o estudante tenha a possibilidade de se transferir para a capital), havendo a possibilidade de acúmulo dos dois. "Recentemente, começamos a implantar a modalidade de auxílio emergencial, com uma seleção mais veloz e dinâmica, na qual o estudante tem a condição de iniciar o seu curso recebendo o auxílio até que o Edital seja lançado, quando ele poderá participar e confirmar sua bolsa", garante o professor André Gaby, coordenador dos cursos técnicos da EMUFPA.

Texto: Comunicação - Escola de Música da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes