Página inicial > Ultimas Notícias > Iniciativa do time Enactus UFPA ganha dois prêmios internacionais

Iniciativa do time Enactus UFPA ganha dois prêmios internacionais

• Publicado: Terça, 23 de Outubro de 2018, 15h34

Enactus timthumb

Já imaginou viver rodeado de água, mas não poder utilizá-la para beber, cozinhar e fazer as atividades do dia a dia? Essa ainda é a realidade de muitos moradores da Amazônia que vivenciam a falta de alternativas de acesso à água potável. Uma iniciativa de alunos do time Enactus/UFPA propôs uma solução simples, viável e barata para solucionar o problema, a qual acaba de ser premiada em San Jose, Califórnia (Estados Unidos).

Único representante da América Latina nas competições que ocorreram este mês no Vale do Silício, o Projeto Amana Katu conquistou o primeiro lugar no Enactus’ World Water Race e no Ford Mobility Innovation Challenge, competições mundiais que unem empreendedorismo e sustentabilidade.

O projeto consiste na construção e instalação de cisternas de baixo custo para comunidades sem acesso à água potável. Além de beneficiar comunidades da região, que recebem as cisternas gratuitamente, o projeto capacita jovens de baixa renda do Movimento República de Emaús para construção e comercialização do produto.

Durante a participação nos concursos, o projeto impactou a vida de 713 pessoas, e as cisternas já propiciaram o reaproveitamento de mais de 190 mil litros de água. No total, mais de 7.500 pessoas já participaram das ações de Educação Ambiental realizadas pelos alunos da UFPA.

Segundo Isabel Cruz, líder do projeto, a premiação vai ajudar a expandir ainda mais a produção e distribuição das cisternas. “A vitória nas premiações mostra o potencial da iniciativa e reafirma a nossa missão de contribuir com a universalização do acesso à água na região amazônica, por meio da instalação dos sistemas de coleta de água da chuva e de capacitações com jovens do Movimento República de Emaús”, afirma Isabel Cruz. Entre as prospecções do time, está a ampliação do projeto em nível nacional, por meio do Programa Embaixadores AK.

World Water Race - O Water Race é uma competição internacional, promovida pela Enactus Worldwide, que incentiva os times Enactus a criarem oportunidades de acesso à água e ao saneamento para a população. Patrocinada pela The Coca-Cola Company, Dell, XPV Water Partners e Wells Fargo, a final do desafio contou com a participação de quatro iniciativas, três da Índia e uma do Brasil.

Ford Mobility Innovation Challenge - Competição internacional, promovida pela The Ford Motor Company Fund, que visa premiar iniciativas que usam a ação empreendedora para promover a Mobilidade Inteligente e/ou Social, com potencial de crescimento, e que beneficiem comunidades. A final do desafio contou com a participação de seis iniciativas, três dos Estados Unidos, uma do Marrocos, uma de Gana e uma do Brasil.

Amana Katu - Foi criado durante o Desafio Inove+ 2017, promovido pela Agência de Inovação Tecnológica (Universitec/UFPA), e tem como principal objetivo democratizar o acesso à água para populações carentes. No decorrer da competição, os membros desenvolveram um sistema compacto de captação de água da chuva, com capacidade de 240 litros e de baixo custo de produção. A equipe contou com apoio e mentoria do Grupo Sempre Sustentável e da Mariza Foods.

Os sistemas são produzidos por jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica do Movimento República de Emaús, que passam por treinamentos e capacitações oferecidos pelo projeto. Além disso, a cada cinco sistemas vendidos, um é doado para uma família de baixa renda ou para um projeto social. As últimas doações ocorreram no Instituto Ampliar, localizado em Mosqueiro, e para uma família ribeirinha no município do Acará.

Neste ano, o Amana Katu participou do Mercado de Soluções do 8º Fórum Mundial da Água, maior evento global sobre a temática água, e foi finalista do “Camp Ecoinovação: Desafio Água”, competição nacional organizada pela ONU Meio Ambiente e pelo Sebrae Nacional. Além disso, o projeto venceu o “Prêmio Ford C3 – Construindo Comunidades Sustentáveis”, o “II Prêmio Startup Assemae”, o “Prêmio Amanco ODS 06”, que reconheceu o trabalho no avanço do ODS n° 06, e o “Prêmio Mútua/Anprotec de Inovação e Empreendedorismo”.

Time Enactus UFPA - Fundado em 2014 com o apoio da Universitec/UFPA, tem como missão desenvolver líderes que, por meio de ações empreendedoras, sejam capazes de empoderar pessoas para transformar comunidades, melhorando a qualidade de vida e o bem-estar social.

Saiba mais:

Time Enactus UFPA no Facebook

Texto: Erick Matheus Nery e Mariana Vieira - Assessoria de Comunicação do Time Enactus UFPA