Página inicial > Ultimas Notícias > Complexo Hospitalar oferece mais de cem vagas para o Proaps

Complexo Hospitalar oferece mais de cem vagas para o Proaps

• Publicado: Terça, 23 de Outubro de 2018, 15h45

PROAPS

A Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA)/ Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) oferece mais de cem vagas para o 33o Programa de Aperfeiçoamento para Profissionais da Saúde (Proaps), destinadas para atuação nos hospitais João de Barros Barreto (CHU-JBB) e Bettina Ferro de Souza (CHU-BFS). As inscrições se iniciaram nesta segunda-feira, 22, e seguem até o dia 22 de novembro, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Os interessados devem se inscrever na secretaria da GEP, localizada no térreo do CHU-JBB (rua dos Mundurucus no. 4487, Guamá). O valor da taxa é de R$ 30,00 para nível médio e R$ 80,00 para nível superior.

Segundo informações da coordenadora do Proaps, Gilka Alves, são destinadas 54 vagas para o nível superior das áreas da assistente social, enfermagem, fisioterapia, fonoaudiaulogia, medicina, nutrição, psicologia e terapia ocupacional. Já para o nível médio, as 60 vagas são para os auxiliares de saúde bucal, técnicos em enfermagem e técnico em laboratório.

O Proaps é um curso realizado em regime de treinamento e tem como carga horária seis horas diárias, em dias úteis, com certificados garantindo 360 horas de atuação, a exceção dos profissionais de medicina, que contam com a carga horária de quatro horas diárias, com certificação de 240 horas.

Sobre a Ebserh - foi criada pela Lei 12.550, de dezembro de 2011, e integra um conjunto de medidas adotadas pelo Governo Federal para a recuperação dos hospitais vinculados às Instituições Federais de Ensino Superior. Desde então, por meio do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf) são realizadas ações no sentido de garantir a recuperação física e tecnológica e também de atuar na reestruturação do quadro de recursos humanos das unidades. Atualmente, dos 50 HU's do país, a empresa é responsável pela administração de 40 deles.

A UFPA assinou contrato de adesão com a Ebserh em outubro de 2015, levando o Complexo Hospitalar Universitário a ficar sob a gestão da empresa. Com isso, os hospitais Bettina Ferro e João de Barros Barreto recebem aporte financeiro para o seu funcionamento. A parceria com a Universidade visa aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades.

Veja todos os detalhes no edital do 33o Proaps.

Texto e foto: Edna Nunes – Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh.