Página inicial > Ultimas Notícias > Proeg promove de forma integrada o Fórum de Graduação e o Fórum das Licenciaturas

• Publicado: Quarta, 24 de Outubro de 2018, 15h13

fórum proeg

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) vai realizar, nos dias 7, 8 e 9 de novembro, dois eventos integrados: o Fórum de Graduação, com temática direcionada aos cursos de bacharelados, licenciaturas e tecnológicos, e o Fórum das Licenciaturas, debates específicos sobre a formação de professores. Para participar, basta comparecer ao Auditório Arlindo Pinto do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), nos dias e nos horários do evento.

Segundo a diretora de Inovação e Qualidade do Ensino (DiQuale/Proeg), professora Sheila Costa Vilhena Pinheiro, a estratégia de promover dois eventos no mesmo período visa à melhor utilização de recursos financeiros, pois há dirigentes que se deslocam de outros campi da UFPA, distantes da área metropolitana de Belém, para participar dos fóruns.

“É necessário manter a agenda de debates institucionais sobre temas/problemáticas prioritários para toda a comunidade acadêmica de graduação, estabelecendo um intercâmbio de ideias e proposições, que é fundamental para a orientação das ações de qualificação do ensino de graduação, na UFPA”, completa. A abertura dos eventos integrados ocorrerá no dia 7 de novembro no Auditório Arlindo Pinto, do ICB, e a programação já se encontra no site da PROEG.

Fórum de Graduação – Será realizado no dia 8 de novembro. Tratará dos temas: 'Inclusão e Acessibilidade', 'Avaliação Institucional e de Curso na UFPA' e 'Atualização do Regulamento do Ensino de Graduação'. As temáticas são de interesse geral para todos os cursos de graduação (bacharelados, licenciaturas e tecnológicos).

“Objetiva promover debates e compartilhamento de ideias sobre uma agenda de questões de interesse geral do Ensino de Graduação, de modo a dar visibilidade às diferentes realidades da UFPA multicampi, suas problemáticas, principais reflexões e proposições de seus dirigentes sobre caminhos de soluções institucionais”, explica a professora Sheila Vilhena.

Acesse a programação completa no link.

Fórum das Licenciaturas – Ocorre no dia 9 de novembro. Tratará dos temas: “Políticas de Formação dos Profissionais da Educação: reformas, retrocessos e perspectivas”, “Práticas de Formação de Professores”, “Desafios da Formação de Professores: programas institucionais da UFPA”. As temáticas estão ligadas aos debates específicos da formação de professores, mas todos os interessados podem participar.

“Objetiva promover e dar visibilidade aos debates específicos das políticas e práticas de formação de professores, suas problemáticas e perspectivas de soluções institucionais”, afirma a professora Sheila Vilhena.

Fórum de Graduação e Fórum das Licenciaturas da UFPA
Data: 7, 8 e 9 de novembro de 2018
Local: Auditório Arlindo Pinto do Instituto de Ciências Biológicas (ICB/UFPA).

Texto: Elizandra Ferreira – Assessoria de Comunicação da UFPA