Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA disponibiliza destinação correta para cartuchos e toners
Início do conteúdo da página

UFPA disponibiliza destinação correta para cartuchos e toners

  • Publicado: Domingo, 28 de Outubro de 2018, 13h35

logistica reversa

É crescente a variedade de equipamentos eletroeletrônicos (EEEs), tais como cartuchos de toners e vários outros que fazem parte do cotidiano de milhões de consumidores ao redor do mundo. Pensando na destinação ambientalmente adequada para os toners e cartuchos vazios, a pró-reitora de Administração (Proad) passou a utilizar o serviço de Logística Reversa das empresas fornecedoras. O processo licitações para a aquisição desses materiais dentro da Agenda de Compras iniciou no ano passado, e as empresas contratadas passaram a ser responsáveis pela destinação ambientalmente adequada para esses materiais.

O descarte de toners ou cartuchos no lixo comum não é recomendado, pois são potencialmente tóxicos para a saúde humana e para o meio ambiente. Além disso, as partes plásticas e as metálicas desperdiçadas podem ser reaproveitadas para fabricar novos componentes. Para evitar tal consequência, há métodos eficazes como a Logística Reversa.

O que é a Logística Reversa - A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) define a logística reversa como um "instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada”.

Dessa forma, todos possuem responsabilidade pelos resíduos, por isso ela é compartilhada entre os consumidores, fornecedores e fabricantes. Conforme prevê o Artigo 33 da PNRS, os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes são obrigados a estruturar e implementar sistemas de logística reversa, mediante retorno dos produtos após o uso pelo consumidor, de forma independente, considerando, prioritariamente, o grau e a extensão do impacto à saúde pública e ao meio ambiente dos resíduos gerados.

Conforme prevê o Artigo 33 da PNRS, os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes são obrigados a estruturar e implementar sistemas de logística reversa, mediante retorno dos produtos após o uso pelo consumidor, de forma independente, considerando, prioritariamente, o grau e a extensão do impacto à saúde pública e ao meio ambiente dos resíduos gerados.

Regras da UFPA para 2018 – A Diretoria de Compras e Serviços e a Diretoria de Almoxarifado e Patrimônio estipularam um calendário para 2018 e as regras que normatizam os procedimentos de coleta e restituição de cartucho e de toner vazios na UFPA.

Para tanto, o dirigente de cada unidade acadêmica e/ou administrativa indicará um servidor que ficará responsável pela coleta, armazenamento e posterior entrega desses materiais aos agentes da Coleta Seletiva Solidária, que levarão todo o material recolhido a DAP. Neste primeiro ano, o serviço funcionará apenas para a cidade universitária Professor José da Silveira Netto. Unidades do interior devem verificar se a DAP realizará alguma entrega e aproveitar o retorno do transporte à capital para enviar seu material.

O período para destinação correta de cartuchos e toners  originais na UFPA está dividido da seguinte forma: de 19 a 23 de novembro, deve ser realizado o agendamento na Coordenadoria de Meio Ambiente; de 26 a 30 de novembro, serão realizadas as coletas do material pelos agentes no campus Belém; e até o final de dezembro, pode ser realizada a entrega pelos campi do interior na DAP.

Para realizar o agendamento, os interessados devem entrar em contato com a Coordenadoria de Meio ambiente por meio dos ramais 8304/7370 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Para mais informações sobre a logística reversa, acesse a página do Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão de Resíduos Sólidos (SINIR) e o artigo sobre Logística Reversa no  site do Ministério do Meio Ambiente.

Texto: Proad e Coordenadoria de Meio Ambiente/Prefeitura Multicampi

registrado em:
Fim do conteúdo da página