Página inicial > Ultimas Notícias > Pesquisa sobre fluxos migratórios é desenvolvida por professora da UFPA na Universidade de Coimbra

• Publicado: Terça, 30 de Outubro de 2018, 15h00

PACI Coimbra

A professora do curso de Direito Andreza Smith, com o Programa de Apoio à Cooperação Internacional (Paci/UFPA), está desenvolvendo pesquisa na Universidade de Coimbra, em Portugal. O projeto de pesquisa investiga novos fluxos migratórios, no Brasil e em Portugal, especialmente de deslocados forçados, refugiados e traficados.

Andreza Smith explica que o problema é antigo nas sociedades humanas, remodela-se constantemente e, na atualidade, afeta principalmente pessoas vulnerabilizadas pela pobreza e por perseguições políticas, étnicas, religiosas ou fugitivas de situações de guerras ou de violações generalizadas de Direitos Humanos.

Para isso, foi realizada uma reunião com a direção da Faculdade de Letras de Coimbra para apresentar o projeto de pesquisa binacional, além de uma conferência sobre deslocamentos orçados e tráfico de pessoas na mesma faculdade e no Instituto Superior Bissaya Barreto.

PACI Coimbra 2“Inferimos que é necessário conhecer esses novos fluxos de deslocamentos de pessoas, a exemplo dos venezuelanos que chegam ao Brasil, para analisarmos as políticas públicas de atenção aos migrantes e indicarmos os melhores padrões de atendimento conforme as normativas internacionais de direitos humanos”, ressalta a professora. Atualmente, o projeto foi finalizado até que seja possível um financiamento para a realização do estudo comparado entre Brasil e Portugal.

PACI UFPA – O programa objetiva incentivar o aproveitamento de oportunidades de cooperação entre pesquisadores e Grupos de Pesquisa vinculados aos Programas de Pós-Graduação da UFPA e de outras instituições do País e do exterior.

O Paci oferece recursos para a realização de reuniões com grupos de pesquisa externos, que visem à elaboração de propostas a serem submetidas a agências de fomento que estejam disponibilizando financiamento para a pesquisa, especialmente no âmbito da cooperação interinstitucional na pós-graduação.

Texto: Elizandra Ferreira – Assessoria de Comunicação da UFPA