Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA recebe o primeiro Congresso Pan-Amazônico de Matemática
Início do conteúdo da página

UFPA recebe o primeiro Congresso Pan-Amazônico de Matemática

  • Publicado: Quarta, 07 de Novembro de 2018, 15h56

Congresso Matemática

No período de 12 a 14 de novembro, a Faculdade de Matemática do Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN) vai realizar o primeiro Congresso Pan-Amazônico de Matemática (COPAM). O evento, que tem como objetivo estabelecer uma integração entre os profissionais e as instituições da Amazônia Internacional, ocorre no Centro de Eventos Benedito Nunes, na Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém.

O congresso internacional tem como principal propósito congregar professores e estudantes de Matemática das Instituições de Ensino Superior sediadas na Amazônia Internacional, para que sejam criadas condições para a realização de ações integradas na pesquisa, no ensino e na extensão nessas instituições. “A comunidade matemática da Amazônia Internacional está muito dispersa, até pelas questões geográficas e por questões de infraestrutura”, explica o professor Juaci Picanço, um dos coordenadores do evento.

A programação será dividida em plenárias e sessões com palestras e minicursos abordando temas específicos, como geometria, análise, educação matemática e álgebra. O evento contará com a presença de convidados do Brasil e do mundo. O matemático colombiano Hernán Alonso será um dos palestrantes da sessão temática de Álgebra, já o venezuelano Neptali Jesus, especialista em sistemas dinâmicos, ministrará uma das palestrar plenárias.

O evento também terá a presença do premiado professor russo, Ivan Shestakov, que falará a respeito de problemas ainda não resolvidos sobre polinômios de várias variáveis, e do matemático búlgaro Dragomir Tsonev, que apresentará resultados da pesquisa dele na área de Geometria Diferencial. Até o momento, estão confirmados 101 palestrantes de 29 instituições.

Participação - O evento contará também com a participação de estudantes de graduação e pós-graduação de diversas instituições, que apresentarão comunicações orais e pôsteres. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site. O preço da taxa de inscrição varia de acordo com a categoria (aluno de graduação, aluno de pós-graduação ou professor), o valor mínimo é de R$ 50,00 e o máximo é de R$ 150,00.

Serviço:
I Congresso Pan Amazônico de Matemática
Data: 12 a 14 de novembro.
Local: Centro de Eventos Benedito Nunes, na UFPA
Acesse o site do evento para programação e inscrições

Texto: César Filho- Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página