Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Estudo GUESS Brasil: responda ao questionário on-line e reflita sobre a sua carreira profissional
Início do conteúdo da página

Estudo GUESS Brasil: responda ao questionário on-line e reflita sobre a sua carreira profissional

  • Publicado: Quarta, 07 de Novembro de 2018, 15h42

guesss ufpa

Todos os alunos da Universidade Federal do Pará(UFPA) podem responder ao questionário on-line do estudo do GUESSS Brasil até o dia 15 de dezembro. A pesquisa visa mapear o grau de consolidação de empreendedorismo em universidades de todo o país.

O GUESSS foi realizado inicialmente por pesquisadores de pequenas empresas e empreendedorismo da Universidade St. Gallen, Suíça, em 2003.  Em sua última edição, em 2013-2014, foi feito em mais de 30 países ao mesmo tempo. Ele conta com a participação de mais de 60 Instituições de Ensino Superior de muitos Estados brasileiros, nas quais dezenas de milhares de estudantes são convidados a responder ao seu questionário on-line de coleta de dados.

No questionário, além de concorrer a iPads, os alunos poderão aproveitar as respostas para refletir sobre sua carreira profissional, tomar decisões para a vida e considerar a possibilidade de empreender, ou seja, tendo seu meio próprio de ganhar a vida sem ser empregado.

Para o coordenador de Empreendedorismo da Agência de Inovação Tecnológica da UFPA(Universitec), professor José Augusto Lacerda, ‘’ao identificar o grau de consolidação da cultura empreendedora em universidades de todo o país, o estudo contribui substantivamente para o aperfeiçoamento da Educação Empreendedora no Brasil. Não é à toa que a pesquisa GUESSS Brasil já recebeu três prêmios internacionais por sua qualidade e oferece conhecimento sobre a educação, os interesses da carreira e a preparação para empreender para universitários de todos os cursos, as áreas e os níveis de formação".

Como o estudo funciona - Originalmente, o GUESSS refere-se à Global University Entrepreneurial Spirit Students’ Survey.  Este estudo busca caracterizar o espírito, as atividades e as intenções empreendedores de estudantes universitários, de todos os níveis de estudo e em todos os cursos universitários das instituições de ensino participantes, bem como as condições de ensino e apoio a atividades empreendedoras dos estudantes em numerosas regiões do mundo.

Dessa forma, ele avalia as condições do ensino ligado ao empreendedorismo em variadas áreas de formação superior (da Matemática à Sociologia, da Medicina à Teologia, da Administração aos Estudos Internacionais etc.) com comparativos nacionais e internacionais, podendo ser utilizado para a geração de melhoria de práticas e políticas – inclusive políticas públicas – visando ao aperfeiçoamento de competências e recursos das Instituições de Ensino Superior para melhor prepararem futuros profissionais, principalmente aqueles que tomarão algum tipo de iniciativa empreendedora.

Serviço:
Estudo GUESSS Brasil 2018
Para alunos de todos os cursos da UFPA.
O questionário pode ser respondido aqui.

Texto e arte: Assessoria da Universitec

registrado em:
Fim do conteúdo da página