Página inicial > Ultimas Notícias > Casa Brasil-África promove seminário sobre pensamento e ação contra escravidão e em prol da igualdade

• Publicado: Sexta, 09 de Novembro de 2018, 15h59

Seminário Brasil África

A Casa de Estudos Brasil-África promoverá,  nos dias 22 e 23 de novembro, o Seminário “Afro-Latino-América e o Caribe: pensamento e ação contra a escravidão, o racismo e em prol da igualdade”. O evento celebra os 130 anos da Abolição da Escravatura no Brasil e tem como foco a luta dos escravizados e seus descendentes contra a escravidão e contra o racismo,  pela igualdade até os dias atuais.

O seminário  foi pensado  numa perspectiva territorial ampla, que insere o Brasil no contexto dos povos latino-americanos e caribenhos, cujas sociedades marcadas pelo escravismo desenvolveram características comuns, principalmente a presença das culturas originárias da África. Toda a programação  ocorrerá no Auditório Setorial Básico da UFPA, pela manhã e pela tarde. O seminário tem o apoio da Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer/UFPA).

A conferência de abertura “Culturas Atlânticas: relações África-Latino-América, Brasil – Caribe” será proferida pela doutora Olga Cabrera, estudiosa das culturas caribenhas e suas relações com outras culturas e com suas matrizes africanas. Ela é fundadora do Centro de Estudos Caribe-Brasil. A programação inclui, ainda, minicurso ministrado também pela professora Olga Cabrera e três painéis, que reunirão estudiosos da UFPA e de outras universidades, para debater cultura, pensamento e resistência da população negra latino-americana e caribenha.

“As lutas antirracistas, pela independência e pelo desenvolvimento dos povos afro-latinos e caribenhos e do continente africano produziram pensadores originais ao longo do período. O valor e a transcendência destes são praticamente desconhecidos nos nossos países. Portanto este evento se constitui num espaço adequado para divulgar e valorar esses intelectuais e as suas obras e revisitar as produções culturais dos descendentes de africanos em nosso país”, explica Dionísio Lázaro Baró, docente da Faculdade de História e coordenador da Casa Brasil-África.

Minicurso-  O minicurso “Caribe: Identidades em trânsito, culturas de migração” será ministrado pela professora Olga Cabrera, que também é fundadora e atual editora-chefe da Revista Brasileira do Caribe.  O minicurso visa entender a construção de uma identidade do Caribe, cujos povos possuem, em conjunto, o mais alto percentual de descendentes de africanos na América, mediante o desenvolvimento de conceitos criados por estudiosos dessa questão, como Marcus Garvey, Jean Price Mars, Fernando Ortiz, Edouard Glissant e Wilson Harris.

Inscrições- As inscrições para o seminário e para o minicurso estão sendo realizadas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Também poderão ser  feitas no local do evento. A programação é aberta ao público acadêmico  interessado,  tanto da comunidade interna quanto da externa da UFPA.  Os participantes do evento terão certificação de carga horária de 20 horas e os que participarem do minicurso, certificado de 4 horas/aulas.

A Casa Brasil África- O projeto tem o objetivo de promover a formação profissional para a inclusão da questão racial na educação e as contribuições do direito para as relações raciais dos alunos africanos; implementar a Lei 10.639/03, que respalda a criação de projetos pedagógicos que tornam o currículo escolar mais democrático; contribuir para a formação de jovens capazes de criar, em cooperação com os outros, uma sociedade na qual todos possam viver com dignidade; oferecer elementos para a compreensão da contribuição dos povos africanos na formação do Brasil moderno; promover a divulgação do Estatuto da Igualdade Racial e sua real aplicação; propiciar às comunidades quilombolas um espaço de intercâmbio entre a Universidade, a sociedade civil organizada e suas necessidades.

Seminário Afro-Latino-América e o Caribe: pensamento e ação contra a escravidão, o racismo e em prol da igualdade
Data: 22 e 23 de novembro de 2018
Local: Auditório Setorial Básico da UFPA
A programação completa do seminário aqui.

Texto: Assessoria IFCH