Página inicial > Ultimas Notícias > Pesquisadora da UFPA lista museus e galerias de Belém

Pesquisadora da UFPA lista museus e galerias de Belém

• Publicado: Sexta, 09 de Novembro de 2018, 15h02

22.06.2009 Reabertura do Museu da UFPA Foto Alexandre Moraes 2

Que Belém é cheia de histórias, todo mundo sabe. E onde há história, há museu, não é? Nossa cidade já possui mais de trinta, isso sem falar nas galerias de arte e salas de exposição. Mesmo assim, com tantos espaços de memória na cidade, demorou 134 anos, desde a inauguração do primeiro museu, para que a capital contasse com um livro reunindo informações sobre todos os museus e as galerias. Os dados estão disponíveis ao público no Guia de Museus de Galerias de Arte de Belém, produzido por Cristina Alencar, bibliotecária do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza, da Universidade Federal do Pará (UFPA).

A pesquisa é resultado da monografia do curso de Especialização em Biblioteca Universitária e foi orientada pela pesquisadora de Biblioteconomia da UFPA Odaisa Oliveira. Cristina apresentou a pesquisa em 2005, mas, em 2010, os dados foram atualizados e o livro foi lançado oficialmente, após vencer um edital de incentivo a publicações culturais e para celebrar a implantação do curso de Museologia na UFPA. O objetivo era ousado: catalogar todos os museus e as galerias de Belém para facilitar o acesso a eles.

Acessibilidade ao público - Entre as informações disponíveis, estão a localização, o horário de funcionamento e o histórico. Reuni-los foi trabalhoso e exigiu muita dedicação. “O guia não era pra ser feito por apenas uma pessoa e foi. Eu venci pela persistência”, conta Cristina Alencar, que visitou pessoalmente, e diversas vezes, todos os espaços e usou vários recursos para reunir as informações necessárias. Mesmo com mudanças e criações de novas galerias e museus desde o lançamento do guia, a pesquisadora ressalta que a obra reúne importantes informações sobre a história de vários espaços culturais de Belém. Além disso, Cristina busca fornecer atualizações ao público no site do projeto.

O projeto partiu da demanda, ou seja, da ausência de uma obra de referência que reunisse dados sobre os espaços culturais, especificamente museus e, depois, galerias de arte da capital. Para a pesquisadora, facilitar o acesso às informações é essencial para incentivar as visitações. "Há uma ideia de que museu é para gente rica, da elite, e precisamos desmitificar essa imagem. Museu é cultura e cultura é para todos", afirma Cristina. Outro benefício apontado pela pesquisadora é o incentivo aos estudos na área. “Sempre aparece alguém atrás do livro para usar em sua pesquisa”, comemora.

“Como o objetivo era incentivar o acesso aos museus e às galerias, doamos 350 exemplares para as escolas estaduais e outros 350 para as municipais para que as informações estivessem mais próximas das crianças e dos jovens”, conta a pesquisadora. Pela iniciativa, a bibliotecária do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza recebeu o Prêmio de Mérito Cultural pela Câmera dos Vereadores, pela contribuição à cultura.

Guia de Museus e Galerias de Belém

Texto: Mariana Vieira, Glauce Monteiro e Jusciane Rocha – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Alexandre de Moraes