Página inicial > Ultimas Notícias > Eventos de Etnomusicologia buscam potencializar desenvolvimento da música no Norte do Brasil

• Publicado: Terça, 13 de Novembro de 2018, 15h45

4a960b 8d55aea1c7164b8bbc0254ab097de4c6 mv2

Com o intuito de potencializar o desenvolvimento da música no Norte do Brasil e na Pan-Amazônia, o Laboratório de Etnomusicologia (LabEtno), da Universidade Federal do Pará (UFPA), e o Grupo de Estudos Musicais da Amazônia (GEMAM), da Universidade do Estado do Pará (UEPA), vão realizar a  V Jornada de Etnomusicologia e o III Colóquio Amazônico de Etnomusicologia, no período de 26 a 28 de novembro. O evento ocorrerá no Campus I da UEPA.

Os eventos casados destinam-se, prioritariamente, a pesquisadores, professores e estudantes de diferentes níveis de formação, não apenas músicos, mas também que se interessem pelas Ciências Musicais e/ou pelas interfaces que a música estabelece com diversas áreas do conhecimento, em particular aquelas integrantes das Humanidades. A programação terá a participação do professor Samuel Araújo, do Laboratório de Etnomusicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de convidados externos de diferentes universidades brasileiras, um convidado internacional e também mestres da cultura popular que atuam principalmente na Amazônia. Apesar de serem eventos de Etnomusicologia, o Comitê Científico acolheu artigos em várias subáreas da música, visando divulgar a atual produção científica em Música na Região Amazônica.

Segundo o professor Paulo Murilo Guerreiro do Amaral, pesquisador da UEPA que coordena o evento (com docentes da UFPA, da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e da própria UEPA), “a junção da Jornada de Etnomusicologia com o Colóquio Amazônico é consequência direta do intento dos pesquisadores das duas instituições (UEPA e UFPA) de fortalecer a área na Amazônia brasileira, que se encontra em franca expansão. A criação do Doutorado em Artes, na UFPA, e da Pós-Graduação em Pesquisa em Música, na UEPA, atendem a uma demanda cada vez mais voltada à Etnomusicologia, que se presta a compreender saberes e fazeres musicais, ao mesmo tempo, como cultura, e também inseridos nas culturas de onde emergem”.

Os eventos têm como objetivos, de acordo com o professor Guerreiro do Amaral,  produzir e apoiar pesquisas etnomusicológicas realizadas na Região Norte e  incentivar pesquisas desenvolvidas na UEPA e na UFPA, em especial aquelas sensíveis ao desenvolvimento sustentável, ao fortalecimento de identidades, à preservação ambiental e ao respeito à diversidade cultural. Nesta esteira, considera o professor que, “além de propiciarem encontros e trocas de experiências de/entre pesquisadores locais, nacionais e internacionais, a V Jornada e o III Colóquio Amazônico de Etnomusicologia favorecem diálogos sobre quais são as nossas músicas, por que existem, quais os seus propósitos e como sobrevivem”.

Programação – Intitulada A Construção Dialógica do Conhecimento Musical, a conferência de abertura será proferida pelo professor Samuel Araújo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – às 19h30 do dia 26 de novembro, na Sala de Recitais do CCSE/UEPA, bloco IV (térreo) – com o propósito de ampliar e aprofundar discussões sobre os rumos e os desafios da pesquisa em Etnomusicologia no Brasil.

Serão realizadas, ainda, três mesas-redondas (“Olhares”, “Perspectivas” e “Abordagens”) compostas por mestres da cultura regional e por pesquisadores de diferentes universidades, além de sessões de comunicações orais de pesquisas musicais desenvolvidas na Amazônia e também fora dela. Os debates propõem reflexões sobre temáticas, objetos de estudo, metodologias e procedimentos inerentes à construção do conhecimento em música, sob diferentes perspectivas científicas, incluindo a Etnomusicológica. Todas as informações referentes ao evento podem ser encontradas no site. As inscrições são gratuitas e haverá certificação tanto para ouvintes quanto para participantes efetivos. O evento é aberto para toda a comunidade acadêmica e para o público em geral.

V Jornada de Etnomusicologia e o III Colóquio Amazônico de Etnomusicologia
Local: Universidade do Estado do Pará (Campus I) – Sala de Recitais e Sala 5 do Bloco IV.
Data: 26 a 28 de novembro
Mais informações no site do evento.

Texto: Raquel Brasil - Assessoria de Comunicação da UFPA