Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Além do Enem, Exame de Habilidades é etapa para alguns cursos do PS 2019 da UFPA
Início do conteúdo da página

Além do Enem, Exame de Habilidades é etapa para alguns cursos do PS 2019 da UFPA

  • Publicado: Sexta, 16 de Novembro de 2018, 18h13

PS 2019 Banner Portal

Já está disponível, no site do Centro de Processos Seletivos da Universidade Federal do Pará (Ceps/UFPA), o conteúdo programático do Exame de Habilidades Específicas. Acesse aqui. A avaliação é uma etapa do Processo Seletivo 2019 (PS 2019) para os candidatos aos cursos de Licenciatura em Dança e Licenciatura em Música do Instituto de Ciências da Arte (ICA). A outra etapa para esses estudantes é o Enem 2018.

No último concurso (PS2018), juntos, esses cursos acumularam 840 inscritos, e no PS 2019, os cursos de Dança e Música disponibilizam, respectivamente, 40 e 30 vagas. Para disputá-las os candidatos devem acessar o site do Centro de Processos Seletivos da UFPA (Ceps) até às 17h do dia 20 de novembro.

É preciso se inscrever e confirmar inscrição - Para se inscrever, é preciso informar dados pessoais e escolares como o número da inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2018) e sinalizar o perfil/grupo segundo o qual disputará vagas na Instituição e ainda o pedido do bônus de 10% sobre a nota do Enem e de isenção da taxa de inscrição, conforme o caso. 

Além do conteúdo programático, os candidatos aos cursos de Dança e Música também precisam estar atentos às novidades ligadas ao processo de inscrição no PS 2019, que traz novidades nesta edição. O exame é tema do item 4 do edital do concurso e informa que, obrigatoriamente, esses estudantes devem confirmar a participação no Exame de Habilidades Específicas preenchendo formulário eletrônico correspondente e disponível no site do Ceps, no período de 20 de novembro a 10 de dezembro. O não preenchimento do formulário de confirmação de inscrição resultará em eliminação do candidato.

Prova e resultado – O Exame de Habilidades Específicas para os cursos de Dança e Música será realizado no dia 16 de dezembro e valerá mil pontos. Quem obtiver menos de 300 pontos nesta prova ficará de fora da disputa pelas vagas.

Para o curso de Dança, os candidatos prestarão exame na Escola de Teatro e Dança da UFPA, localizada na rua Dom Romualdo de Seixas, nº 820, entre Jerônimo Pimentel e Bernal do Couto. Lá, o exame será realizado das 8h às 12h, e a entrada dos candidatos será permitida das 7h as 8h, quando os portões serão fechados.

O resultado do Exame de Habilidades será publicado até o dia 28 de dezembro, no site do Ceps, e como o PS 2019 não permite segunda opção de curso, quem não for considerado aprovado nesta etapa não disputará vagas para o ingresso na UFPA no próximo ano.

Conteúdo programático e notas - O Conteúdo Programático do Exame de Habilidades Específicas para o curso de Dança é constituído por etapas, embora ambas sejam realizadas no mesmo dia. Na primeira etapa, está a avaliação de desempenho técnico-interpretativo, que valerá 600 pontos, enquanto, na segunda etapa, composta por uma entrevista individual que valerá os demais 400 pontos, a banca vai avaliar o nível de interesse do candidato no curso e seu grau de envolvimento com a área da Dança.

Por outro lado, o curso de Música também terá duas etapas em seu Exame de Habilidades. A primeira é composta por uma prova escrita para verificar o nível de sistematização do conhecimento musical do candidato. Na segunda etapa, os candidatos inscritos serão avaliados durante duas atividades: uma atividade de criação e uma atividade de execução musical. Mas, para esse curso, cada uma das etapas e atividades valerá mil pontos, e a nota final dos candidatos será a média aritmética dos resultados de cada uma delas.

Serviço:

  • Inscrições para o PS2019 da UFPA
    Até às 17h do dia 20 de novembro, no site do Ceps.
    Informações: 3201-7266, 3201-8381 e 3201-8383.
  • Exame de Habilidades Específicas para Dança e Música no PS2019
    Data: 16 de dezembro
    Confirmação da inscrição: de 20 de novembro a 10 de dezembro aqui.
    Dança: das 8h às 12h na sede da Escola de Teatro e Dança da UFPA (ETDUFPA), no bairro de Reduto.

  • Tire suas dúvidas no “Perguntas Frequentes do PS2019”, disponível aqui.
    Saiba mais sobre os cursos disponíveis na UFPA no nosso Catálogo de Cursos.
  • Leia todas as notícias da UFPA publicadas sobre os processos seletivos de ingresso aqui.

Texto: Glauce Monteiro – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Mkt ASCOM

registrado em:
Fim do conteúdo da página