Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA realiza o VII Seminário de Economia Política da Amazônia

UFPA realiza o VII Seminário de Economia Política da Amazônia

• Publicado: Sexta, 23 de Novembro de 2018, 15h12

Economia Politica NAEA

Entre os dias 28 e 30 de novembro, a UFPA recebe uma programação que reúne pesquisadores de diversas instituições do país para discutir perspectivas de desenvolvimento para a Amazônia. O evento é voltado para estudantes, professores e todos os envolvidos no assunto. Interessados em discussões sobre economia política e em conhecer resultados de pesquisas sobre desenvolvimento na Amazônia podem participar da sétima edição do Seminário de Economia Política da Amazônia, o EPA.

O evento nacional tem nesta edição o tema “A tradição da economia política crítica e as perspectivas de pesquisas sobre o desenvolvimento da Amazônia para o século XXI” e é realizado pelo grupo de pesquisa Dinâmica Agrária e Desenvolvimento Sustentável (Dadesa), do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) da UFPA.

Os cursos, palestras e apresentações colocarão em pauta assuntos como o manejo de recursos naturais; as dinâmicas rurais e urbanas; a economia solidária e a contribuição da pesquisa científica em economia política para modelos alternativos de desenvolvimento para a Amazônia.

A fim de garantir uma perspectiva interdisciplinar para o encontro, estão entre os convidados, pesquisadores do NAEA, da Faculdade de Economia e Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPA e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e PUC- RS.

Francisco de Assis Costa, professor e integrante da coordenação do evento, destaca que "a dinâmica econômica da Amazônia incorpora eventos e processos de grande impacto social e ecológico em plano local, nacional e mundial. Ter capacidade de avaliar as possibilidades positivas e negativas, para agir de modo eficiente e responsável, requer discernimento científico crítico e criativo". O professor Danilo Fernandes explica que o EPA "é um espaço de diálogo com vários parceiros de pesquisas, que foram se consolidando como interlocutores privilegiados e é também uma ocasião para nos reunirmos, aprofundarmos discussões e dar visibilidade à agenda de pesquisa do grupo, que enfatiza os modelos alternativos de desenvolvimento para a região."

Para acessar a programação completa, com horários e locais específicos, clique aqui. As inscrições podem ser realizadas enviando um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e são gratuitas, com limitação de público de acordo com a capacidade dos auditórios. Haverá emissão de certificados aos participantes.

VII Seminário de Economia Política da Amazônia
Datas: 28 a 30 de novembro de 2018.
Locais: Auditório do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (28/11 e 30/11) e Auditório da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (29/11),  no Campus Profissional da UFPA.
Entrada livre.

Texto: Assessoria NAEA