Página inicial > Ultimas Notícias > Historiadora da arte da Universidade de Lisboa faz palestra na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

• Publicado: Quarta, 28 de Novembro de 2018, 21h20

FAU

No dia 3 de dezembro, o Laboratório de Memória e Patrimônio Cultural (LAMEMO) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPA (FAU) irá promover a palestra "A Casa da Misericórdia na centúria de oitocentos: rupturas e continuidades na arquitetura portuguesa da saúde", ministrada pela professora Joana Pinho, historiadora da arte da Universidade de Lisboa. O evento ocorrerá no auditório da FAU, às 9h. O objetivo é mostrar como a arquitetura desses espaços assistenciais e de saúde foram se modificando e ganhando formas diferentes no século XIX. Não é necessário realizar inscrição.

A atividade é apoiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia de Portugal, e faz parte das atividades da pesquisa “Hospitalis: Arquitetura hospitalar em Portugal nos alvores da Modernidade: identificação, caraterização e contextualização”, coordenada pela investigadora Joana Pinho, da Universidade de Lisboa. A palestra, que é aberta ao público, não necessita de inscrição, mas terá vagas limitadas de acordo com a capacidade do auditório. Será disponibilizado certificado com carga horária de 2h, porém é necessário solicita-lo no local do evento.

O objetivo da programação é mostrar a importância das Misericórdias, que deram origens às Santas Casas, como a Santa Casa de Misericórdia do Pará, e mostrar como a arquitetura desses espaços foram se modificando no século XIX. “O tema é relevante para a compreensão e consequente valorização do patrimônio da saúde no Pará, onde contamos com o Complexo da Santa Casa de Misericórdia que, apesar de muito importante, ainda se encontra em processo de tombamento”, explica Cybelle Miranda, professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPA, que participa do grupo de pesquisa pesquisadora Joana Pinho.

A temática da programação "A Casa da Misericórdia na centúria de oitocentos: rupturas e continuidades na arquitetura portuguesa da saúde" também integra um dos capítulos do livro “Hospitais e Saúde no Oitocentos: diálogos entre Brasil e Portugal”, organizado pelos professores Cybelle Miranda (FAU/UFPA) e Renato Gama-Rosa (FIOCRUZ), o livro é o resultado de 9 anos de pesquisas e deve ser lançado em dezembro de 2018.

"Hospitalis” – A pesquisa “Hospitalis - Arquitetura hospitalar em Portugal nos alvores da Modernidade: identificação, caraterização e contextualização” tem foco no estudo, de forma global e sistemática, do fenômeno da arquitetura hospitalar edificada em território português na transição da Idade Média para a Idade Moderna (entre os séculos XV e XVI) e visa constitui-se como uma metodologia de valorização patrimonial que integra diferentes etapas: inventário, caracterização, análise, virtualização, contextualização e difusão.

A pesquisa é sediada no Gabinete das Misericórdias, Universidade de Lisboa, coordenado pela doutora Joana Pinho. A professora Cybelle Miranda (FAU/UFPA) participa da pesquisa, e coordena o subprojeto “Hospitalis: arquitetura hospitalar nos primórdios da Santa Casa de Misericórdia do Pará”, que visa identificar, caracterizar e contextualizar os edifícios ligados a Santa Casa de Misericórdia do Pará, com destaque para os prédios ocupados no começo de sua existência no estado (séculos XVII e XVIII).

Palestra "A Casa da Misericórdia na centúria de oitocentos: rupturas e continuidades na arquitetura portuguesa da saúde"
Data: 03 de dezembro
Local: Auditório da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, da UFPA.
Como participar? Ordem de chegada, vagas limitas de acordo com a capacidade do Auditório.

Texto: César Filho- Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Reprodução / Google