Página inicial > Ultimas Notícias > IV Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química irá ocorrer na UFPA

IV Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química irá ocorrer na UFPA

• Publicado: Domingo, 02 de Dezembro de 2018, 11h26

IV Encontro Regional SBPQ

As Faculdades de Química da UFPA e da Unifesspa, e a Sociedade Brasileira de Química Regional Pará, irão realizar a II Escola de Verão Paraense de Química e IV Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química (SBQ-PA), no auditório do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ), na UFPA. O evento ocorrerá no período de 17 a 19 de dezembro de 2018. Além de divulgar o conhecimento científico, a Escola de Verão pretende promover a integração entre estudantes e professores/pesquisadores do Pará com pesquisadores de outros estados do Brasil.

A realização contará com palestras e minicursos, e tratará a Química em diversas áreas de atuação: Química Ambiental, Química de Produtos Naturais, Educação em Química, além de outras áreas da Química. Inicialmente, a expectativa da organização do evento era receber alunos e professores de instituições locais, tais como: UFPA, UEPA, IFPA, UFOPA e UNIFESSPA, mas essas expectativas já foram superadas com inscrições também de representantes dos estados do Maranhão e Amazonas.

“A vinda de professores/pesquisadores renomados para o evento, muitos são bolsistas de Produtividade em Pesquisa do CNPq, dará a oportunidade não só de trazer novas ideias aos professores e alunos do estado do Pará, bem como, possibilitará a formação de novas parcerias científicas, que consequentemente vão ajudar a desenvolver a pesquisa em Química no Pará”, destaca Andrey Marinho, secretário regional da SBQ e coordenador do evento.

A realização tem patrocínio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e apoio do Instituto de Ciências Naturais (ICEN), Pró-reitoria de Ensino de Graduação(Proeg) e Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propesp).

Programação – Nas atividades programadas há minicursos, palestras, apresentação de trabalhos orais e sessões de painéis. Serão quatro minicursos: Eletroquímica molecular e biomolecular: uma introdução, com o professor Mauro Chierici Lopes (Unicentro-PR); Preparo de amostras para Análise Elementar, com a professora Maria das Graças Andrade Korn (UFBA); Ensinando Química na Escola Inclusiva, com o professor Gerson Mol (UnB) e Introdução a Ressonância Magnética Nuclear no estado líquido, com o professor Alcicley da Silva Abreu (UFOPA).

Nos três dias de encontro haverá 14 palestras, dentre elas estão: “Novas estratégias na biossíntese de produtos naturais.”, com a professora Maysa Furlan (UNESP - Araraquara) e “Ligação química: muito estudada, (ainda) pouco conhecida”, com o Professor Sérgio Emanuel Galembeck (USP-Ribeirão Preto).

Inscrições- As inscrições seguem até o dia do evento, 17 de dezembro, e podem ser realizadas por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou diretamente na Faculdade de Química da UFPA e Faculdade de Química da Unifesspa

O preço varia de acordo com a categoria em que o participante se encaixa (alunos de graduação, pós-graduação, docentes e profissionais), o valor mínimo é de R$30 reais e o máximo é de R$100 reais. Já os minicursos possuem vagas limitadas (40 vagas cada um) e para se inscrever em um deles será cobrado uma taxa de R$20 reais, além do valor da inscrição (o minicurso oferta o certificado de 4 horas).

II Escola de Verão Paraense de Química e IV Encontro Regional da SBQ-PA
Data: de 17 a 19 de dezembro de 2018.
Local: Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ), na UFPA.
A acesse aqui o site do evento.

Texto: César Filho- Assessoria de Comunicação da UFPA