Página inicial > Ultimas Notícias > Relatório Estrutural do Mercado de Trabalho do Pará será lançado nesta quarta-feira, 19

• Publicado: Terça, 18 de Dezembro de 2018, 15h40

mercadodetrabalho2

Nesta quarta-feira, 19, ocorre o lançamento do 3º Relatório Estrutural do Mercado de Trabalho do Pará, realizado pelo Projeto de pesquisa “Observatório Paraense do Mercado de Trabalho” (Opamet), da Universidade Federal do Pará (UFPA). A ação será realizada no auditório do Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas (ICSA), às 14h, durante o Seminário Mercado de Trabalho Paraense 2018. As inscrições são gratuitas e serão realizadas no momento do seminário. Haverá emissão de certificados.

O objetivo do seminário é socializar os resultados apontados no estudo e debater a atual crise de emprego e renda, assim como construir entendimento sobre os processos recentes, tais como a Reforma Trabalhista e a Lei da Terceirização. Segundo o professor José Trindade, coordenador do Opamet, o relatório tem como foco a análise  do mercado de trabalho paraense. “O objetivo central é analisar o comportamento do mercado de trabalho local e apontar alterações que possam ser feitas por políticas públicas. Um objetivo secundário constitui a produção de informações úteis à sociedade civil como um todo, principalmente sindicatos e trabalhadores em geral”, explicou.

A divulgação do relatório faz com que os interassados possam acompanhar a evolução e os movimentos críticos do mundo do trabalho, observando a dinâmica de crescimento ou a crise de postos de trabalho e sua repercussão sobre a população economicamente ativa (PEA).

Relatório Estrutural do Mercado de Trabalho Paraense ­­­­– É um produto do convênio firmado entre a UFPA e o Ministério do Trabalho, como parte das atividades desenvolvidas pelo Opamet. O relatório resulta da análise de dados RAIS (Relatório Anual de Informações Sociais) e Caged (Cadastro Geral de Emprego e Desemprego), além da base PNAD (Pesquisa Nacional por Amostragem Domiciliar), analisados por estudantes de graduação e de pós-graduação, orientados por professores, com metodologia de indicadores descritivos e complexos, que possibilitam a análise do mercado de trabalho e o acompanhamento anual dos índices estabelecidos.

O relatório permite que a sociedade paraense possa acompanhar o desenvolvimento de fenômenos como o desemprego e o subemprego de mão de obra, além de construir um entendimento acadêmico sobre o mercado de trabalho, produzindo análise científica sobre este ponto tão importante da socioeconomia, e proporcionar indicadores úteis aos gestores públicos de políticas de emprego e renda.

Seminário Mercado de Trabalho Paraense 2018 – Lançamento do 3º Relatório Estrutural do Mercado de Trabalho do Pará
Local: Auditório do Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas (ICSA)
Data: 19 de dezembro

Texto: Rafael Miyake – Assessoria de Comunicação da UFPA