Página inicial > Ultimas Notícias > Faculdade de Medicina da UFPA completa 100 anos

Faculdade de Medicina da UFPA completa 100 anos

• Publicado: Quinta, 10 de Janeiro de 2019, 15h11

CAPA09.01.2019 100 Anos faculdade de Medicina Foto Alexandre de Moraes site 6

Responsável pela formação de quase 8 mil médicos no Estado do Pará, a Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Pará acaba de completar 100 anos. Diversas atividades acadêmicas, científicas e culturais vão compor as comemorações pelo centenário da Famed, durante o ano de 2019. A programação teve início nesta quarta-feira, dia 9 de janeiro, com a solenidade de abertura, realizada no Salão Nobre da Famed, na avenida Generalíssimo Deodoro.

09.01.2019 100 Anos faculdade de Medicina Foto Alexandre de Moraes site 3O evento foi marcado por homenagens a diretores e a ex-diretores, a docentes, a alunos egressos e a técnicos, além de uma palestra sobre a história de criação da Faculdade de Medicina, proferida pelo professor José Abreu Junior, e da apresentação musical do professor Milton Monte. Durante a cerimônia, também foi apresentado o selo comemorativo dos 100 anos da Faculdade. A concepção da identidade visual é da Oficina de Criação da Faculdade de Comunicação da UFPA.

09.01.2019 100 Anos faculdade de Medicina Foto Alexandre de Moraes site 7Atualmente, a Faculdade de Medicina possui 940 alunos matriculados e um corpo docente formado por 232 professores, a maioria deles com doutorado. Desde 2010, a Famed vivencia uma intensa reestruturação acadêmica (projeto pedagógico).

A diretora da Faculdade, Tânia Costa, acompanhou algumas mudanças no curso e falou do compromisso e da dedicação à frente da subunidade. “Aqui, eu fiz toda a minha formação, desde a graduação até o meu doutorado, por isso me sinto muito comprometida profissionalmente com esta Casa. Também há o lado pessoal, do coração, que sempre esteve ligado ao ensino, aos professores, aos técnicos e aos alunos, enfim, é um amor incondicional por tudo o que fazemos aqui”.

09.01.2019 100 Anos faculdade de Medicina Foto Alexandre de Moraes site 10O vice-reitor, professor Gilmar Silva, esteve representando o reitor Emmanuel Tourinho, durante a cerimônia. Em seu pronunciamento, ele destacou o papel estratégico da Instituição em atender às demandas da sociedade por meio da formação de médicos, e a Administração Superior, mesmo diante das limitações financeiras, tem trabalhado para garantir novos avanços. “Temos dialogado permanentemente com os diretores do Instituto de Ciências da Saúde e da Faculdade de Medicina, para que possamos avançar na formação e na preparação de profissionais de Medicina e, assim, poder atender à sociedade que tanto precisa de atendimento de profissionais médicos em nosso Estado.”

09.01.2019 100 Anos faculdade de Medicina Foto Alexandre de Moraes site 12A diretora do Instituto de Ciências da Saúde (ICS), Eliete Araújo, também parabenizou todos os que fizeram e fazem parte da história da Faculdade e ressaltou o desafio que é gerenciar um curso como o de Medicina. “Nós temos um contingente de alunos e de professores que diferencia o curso de Medicina dos outros. É um curso complexo, que dificulta muito organizar e gerenciar tudo isso, mas com a ajuda, com o empenho e o compromisso de todos que fazem a Faculdade e, sem dúvida, com toda a sensibilidade da Administração Superior, nós temos obtido avanços”.

09.01.2019 100 Anos faculdade de Medicina Foto Alexandre de Moraes site 8A história da Faculdade de Medicina - O Curso de Medicina da UFPA tem sua origem na Faculdade de Medicina e Cirurgia do Pará, fundada em 9 de Janeiro de 1919, por médicos paraenses liderados pelo professor Camillo Salgado, com o apoio da Associação Científica do Pará.

Em 1º de maio do mesmo ano, a Faculdade foi instalada no Ginásio Paes de Carvalho e, quatro anos depois, passou a funcionar no prédio localizado no Largo de Santa Luzia, onde permanece até hoje. No dia 3 de janeiro de 1950, foi federalizada pela Lei 1.049 e, posteriormente, foi integrada à Universidade Federal do Pará no ato de sua criação.

Texto: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes