Página inicial > Ultimas Notícias > Guia do Estudante reconhece excelência de cursos da UFPA

Guia do Estudante reconhece excelência de cursos da UFPA

• Publicado: Segunda, 14 de Janeiro de 2019, 17h37

Foto Thiago Pelaes drone 0001

Estrelada como uma verdadeira constelação. É assim que a Universidade Federal do Pará (UFPA) aparece na nova edição do Guia do Estudante. Nada menos do que 88 cursos de graduação da Instituição receberam estrelas do Guia, um ranking não oficial que analisa a qualidade dos cursos de graduação em todo o país.

Entre os cursos reconhecidos pelo sistema, cinco receberam nota máxima: os cursos de Ciências Biológicas, licenciatura e bacharelado, sediados no Instituto de Ciências Biológicas (ICB); de Ciências Econômicas, sediado no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA); de Engenharia Civil, do Instituto de Tecnologia (ITEC); e de Terapia Ocupacional, sediado no Instituto de Ciências da Saúde (ICS).

“Ter esse reconhecimento é fundamental para quem objetiva uma trajetória capaz de transformar o ambiente em que pertence, de modo especial os agentes que dele fazem parte”, comemorou o diretor da Facecon, responsável pelo curso de Ciências Econômicas, professor José Nazareno dos Santos.

Uma série de fatores influencia no reconhecimento da qualidade desses cursos: um corpo docente qualificado e comprometido com o ensino de graduação, um bom projeto pedagógico sustentado pelo tripé ensino-pesquisa-extensão, uma boa estrutura física com laboratórios, além da aproximação com programas de pós-graduação e com outras instituições de ensino e pesquisa.

“Há alguns anos, os cursos de Licenciatura e Bacharelado em Biologia do ICB vêm recebendo 5 estrelas. Isso certamente também se deve ao fato de os diretores da Faculdade prezarem pela excelência e buscarem-na  permanentemente”, comenta o professor Rosildo Paiva, diretor da Faculdade de Ciências Biológicas.

Para Edmar Costa, pró-reitor de Ensino de Graduação da UFPA (Proeg), apesar de ser uma pesquisa de opinião, o bom resultado conquistado pelos cursos da UFPA demonstra a qualidade da universidade e de seus cursos que são, cada um em sua área, referências regionais e nacionais.

“A avaliação do Guia do Estudante compõe-se de uma pesquisa realizada principalmente com coordenadores de curso, atribuindo estrelas às graduações. Apesar de não oficial, os cursos avaliados são divulgados pela editora no “Guia do Estudante Profissões – Vestibular 2019", uma publicação que representa uma importante fonte de orientação aos vestibulandos do País, daí a importância para a visibilidade dos cursos de graduação da Instituição”, analisa o pró-reitor.

Quatro estrelas - Além deles, outros 51 cursos receberam quatro estrelas e estão entre os líderes de cada área. A lista inclui os cursos de Física e Pedagogia, sediados em Abaetetuba; Ciências Biológicas, Engenharia Florestal e Pedagogia, de Altamira; Ciências Biológicas, Engenharia de Pesca, História, Letras e Pedagogia, de Bragança; Letras, de Cametá; e Educação Física e Medicina Veterinária, de Castanhal.

Entre os cursos quatro estrelas de Belém, estão: Arquitetura e Urbanismo, Arquivologia, Artes Visuais (Licenciatura e Bacharelado), Biblioteconomia, Biomedicina, Biotecnologia, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Ciências Naturais, Ciências Sociais, Dança, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia da Computação, Engenharia de Alimentos, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Estatística, Filosofia (Licenciatura e Bacharelado), Física (Licenciatura e Bacharelado), Fisioterapia, Geofísica, Geografia (Licenciatura e Bacharelado), Geologia, Matemática, Medicina, Meteorologia, Museologia, Pedagogia, Química, Serviço Social e Turismo.

Três estrelas – Também receberam estrelas os cursos de Engenharia de Produção e Letras, sediados no Campus de Abaetetuba; o curso de Letras do Campus de Altamira; o curso de Ciência e Tecnologia sediado no Campus de Ananindeua; Ciências Naturais e Matemáticas sediados no Campus de Bragança; Letras, Pedagogia e Serviço Social do Campus da UFPA em Breves; História e Pedagogia do Campus de Cametá; Pedagogia e Sistema de Informação do Campus de Castanhal; Ciências Biológicas sediado em Soure; e as Engenharias Civil e Elétrica, sediados no Campus de Tucuruí.

Além deles, receberam três estrelas os cursos de Administração, Ciências Sociais, Engenharia Sanitária e Ambiental, Engenharia Naval, Farmácia, História, Jornalismo, Libras, Música, Nutrição, Oceanografia, Odontologia, Psicologia, Química, Sistemas de Informação e Teatro. Todos sediados em Belém.

Avaliação Guia do Estudante - A pesquisa de opinião é realizada anualmente e não considera todos os cursos do País, apenas aqueles escolhidos de acordos com os pré-requisitos. A partir da escolha dos cursos que serão avaliados, o Guia do Estudante convoca uma equipe de pareceristas – coordenadores de cursos, diretores de departamentos e professores - que emitem conceitos, os quais permitem classificar os cursos em bons (três estrelas), muito bons (quatro estrelas) e excelentes (cinco estrelas).

A avaliação é realizada com base em três aspectos: projeto didático-pedagógico, infraestrutura e corpo docente. Cada curso recebe, no minímo, o conceito de sete pareceristas, que pode ser: excelente (5), muito bom (4), bom (3), regular (2), ruim (1) e “prefiro não opinar”. Os cursos que passaram pela avaliação obtêm um conceito, porém são estrelados somente aqueles que conquistaram 3, 4 ou 5 estrelas.

Para saber mais sobre os cursos de graduação da UFPA, acesse o Catálogo de Cursos da Universidade

Veja os vídeos sobre os cursos de graduação produzidos pelo projeto da Feira Virtual do Vestibular.

Texto: Glauce Monteiro e Maissa Trajano – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Thiago Pelaes