Página inicial > Ultimas Notícias > Proex seleciona projetos de extensão via Pibex 2019

Proex seleciona projetos de extensão via Pibex 2019

• Publicado: Terça, 15 de Janeiro de 2019, 18h05

Foto aérea da UFPA editada Foto Alexandre Moraes

A Pró-Reitoria de Extensão da UFPA (Proex) está selecionando projetos, no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX). O Pibex 2019 vai conceder bolsas no valor de R$400,00, com vigência de março de 2019 a fevereiro de 2020. As bolsas são direcionadas para alunos de graduação, sem vínculo empregatício, que vão integrar os projetos contemplados.

A Extensão Universitária é um conjunto de atividades acadêmicas, de caráter múltiplo e flexível, que se constitui num processo educativo, cultural e científico, articulado com o ensino e com a pesquisa, de forma indissociável, que viabiliza, por ações concretas e contínuas, a relação transformadora entre a Universidade e a sociedade.

O Pibex tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de ações extensionistas e integrar contextos externos ao meio acadêmico, visando à integração entre os pilares extensão, ensino e pesquisa, de forma que possa estimular o envolvimento do corpo docente, discente e técnico em projetos de extensão. Por meio da concesão de bolsas aos discentes da UFPA, o programa também propicia uma vivência extensionista integradora, favorecendo o desenvolvimento dos estudantes na aplicação dos seus conhecimentos acadêmicos.

Serão concedidas 350 bolsas, sendo 200 alocadas para alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica, no valor de R$ 400,00. Terá vigência de março de 2019 a fevereiro de 2020 (12 meses).

Inscrição – Os projetos deverão se enquadrar em uma das Áreas Temáticas: Comunicação; Cultura; Direitos Humanos e Justiça; Educação; Meio Ambiente; Saúde; Tecnologia e Produção; e Trabalho. Os projetos apresentados deverão estar vinculados aos projetos pedagógicos de curso das faculdades.

A inscrição de propostas será por meio do preenchimento de formulário e anexação de documentos, via Sistema de Gerenciamento das Ações Extensionistas (SISAE), no período de 17 de janeiro a 8 de fevereiro de 2019.

Mais informações, orientações e formulários para submissão de projetos e demais regras que devem ser seguidas estão disponíveis no edital PIBEX 2019.

Texto: Elizandra Ferreira – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Alexandre Moraes