Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA inicia campanha de sustentabilidade nos campi

UFPA inicia campanha de sustentabilidade nos campi

• Publicado: Segunda, 11 de Fevereiro de 2019, 17h11

5 Rs portal

A partir de segunda-feira, 11 de fevereiro, a UFPA vai iniciar a campanha 5 Rs, como uma forma de conscientizar todos sobre a importância da sustentabilidade e do cuidado com o meio ambiente. Para tanto, a Universidade definiu como um dos seus objetivos a promoção da responsabilidade socioambiental, o que requer ações que respeitem o homem e o meio ambiente, maximizem a utilização de recursos e valorizem seu patrimônio.

A Amazônia possui a maior biodiversidade do planeta, e as instituições aqui instaladas devem ter o compromisso com a preservação e o desenvolvimento. Segundo João Cauby, pró-reitor de Administração (Proad), a UFPA se torna um referencial para a adoção de iniciativas sustentáveis, por ser um dos mais importantes empreendimentos dessa região. “A campanha 5 Rs, voltada mais diretamente para a área de gestão administrativa, é uma dessas iniciativas e por que não pensar numa cidade universitária inteligente e sustentável? É uma questão que pode ser discutida com a comunidade universitária, a fim de se implementar esse modelo”, acrescenta.

De acordo com a sua missão institucional, a Universidade busca formar cidadãos capazes de promover a construção de uma sociedade inclusiva e sustentável. Desde o ano passado, a UFPA já iniciou algumas ações com foco em obedecer à campanha e, agora, pretende enfatizá-la ainda mais. “A mudança de hábitos antigos relacionados a parâmetros de consumo poluidores não acontece da noite para o dia, assim listamos algumas ações baseadas nos 5 Rs que podem ser facilmente implementadas em nível operacional e, no conjunto, poderão ser o embrião de processo brilhante de substituição de práticas poluidoras por práticas ambientalmente saudáveis”, ressalta João Cauby.

5 Rs – O primeiro R corresponde à palavra Repensar, antes de comprar ou consumir algum produto, é bom pensar se ele é realmente necessário para você; o segundo R é de Reciclar, materiais como papel, plástico e metal podem ser reciclados para a fabricação de novos produtos; o terceiro é Reduzir, adotar práticas ou materiais que possam ser utilizados diversas vezes, bem como utilizá-los em sua totalidade.

O quarto R significa Reaproveitar, utilizar a criatividade e achar novas funções para materiais que seriam descartados; o último R caracteriza a palavra Recusar, podemos deixar de consumir produtos que não sejam renováveis ou reaproveitáveis e seus fabricantes não possuam a política de logística reversa.

Ações – Uma das ações já realizadas na UFPA é a destinação ambientalmente adequada para toners e cartuchos vazios, em que a pró-reitora de Administração (Proad) passou a utilizar o serviço de Logística Reversa das empresas fornecedoras. O processo licitações para a aquisição desses materiais dentro da Agenda de Compras iniciou em 2017, e as empresas contratadas passaram a ser responsáveis pela destinação ambientalmente adequada para esses materiais.

Durante a campanha 5Rs, serão propostas diversas ações, entre elas adotar copos e xícaras de uso permanente, ativar a função frente e verso no momento da impressão de documentos, utilizar a ecofont ou impressão em modo rascunho, ler documentos na tela de computador etc. Aline Casimiro, da Diretoria de Compras e Serviços (DCS/UFPA), afirma que essas ações também “convidam a comunidade universitária a refletir sobre, por exemplo, a real necessidade da compra de determinado material, podendo, inclusive, consultar se o material desejado está disponível em outra unidade, entre outras alternativas”.

Outra ação é a aquisição de toner e cartucho de procedência original, pois essa é uma condição para que a destinação ambientalmente adequada seja realizada. Aline explica que, para participar da logística reversa desses materiais, os servidores precisam guardar os toners e os cartuchos vazios em sua caixa de origem e aguardar o calendário de coleta. “Pequenas atitudes podem nos ajudar a viver em um mundo mais sustentável.  Se todos conseguirmos adotar as práticas dos 5Rs em nossas rotinas, certamente faremos, em conjunto, uma grande diferença”, completa.

Texto: Elizandra Ferreira – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Mkt ASCOM