Página inicial > Ultimas Notícias > Professor Emir Sader fala sobre educação e retrocesso democrático, em Aula Inaugural, na UFPA

• Publicado: Quinta, 21 de Março de 2019, 15h18

EmirSader

O Programa de Pós Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB) da Universidade Federal do Pará (UFPA) vai realizar Aula Inaugural do ano letivo de 2019, com uma palestra com o tema “A Educação em Tempos de Retrocessos Democráticos”. O encontro será no dia 26 de março, às 15h, e terá como palestrante o professor Emir Simão Sader, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). A aula ocorrerá no auditório do ICJ/UFPA, sem necessidade de inscrições e aberta ao público.

A professora Ney Cristina Oliveira, coordenadora do PPEB, explica que a temática foi escolhida em razão da importância de promover este debate também dentro da sala de aula. “A Política Educacional Brasileira tem sofrido violentos ataques da lógica neoliberal, nos últimos anos, logo promover debates e análises sobre o tema é dever da Universidade como agência formadora de profissionais da área”, explica a coordenadora.

Professor Emir Simão Sader - O convidado é graduado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP) e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, é professor do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e coordenador do Laboratório de Políticas Públicas na mesma instituição.

Emir Sader tem experiência na área de Ciência Política e Sociologia, com ênfase em Estado e Governo, atuando principalmente nos seguintes temas: América Latina, pós-neoliberalismo, política e pensamento crítico. É presidente do Comitê Científico Consultivo do Programa MOST da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

PPEB – O Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica é vinculado ao Instituto de Ciências da Educação (ICED/UFPA), desde 2015. Hoje, é uma subunidade do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica (NEB) da UFPA.

O programa objetiva formar pesquisadores nos níveis de Mestrado e Doutorado, visando ser referência nos estudos e nas pesquisas, cujo foco se assenta nos fenômenos sociais relacionados à Educação Básica. Busca formar pesquisadores para o fortalecimento na gestão e no trabalho pedagógico que incidem na Educação Básica da Amazônia.

Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica
Local: Auditório do ICJ/UFPA
Data: 26 de março