Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto Empreendedorismo em Tela exibe o filme “Estrelas além do tempo”

Projeto Empreendedorismo em Tela exibe o filme “Estrelas além do tempo”

• Publicado: Quarta, 27 de Março de 2019, 15h22

1 TfnHCTvacUnQ0AzgGuMdZQ

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no início do mês, o Projeto Empreendedorismo em Tela deste mês exibirá, nesta quinta-feira, 28 de março, às 15h, o filme Estrelas além do tempo. Além da mostra, será tratado o empreendedorismo feminino na área de tecnologia, por meio do debate com as professoras Carla Reis e Regiane Kawasaki, do Projeto Meninas Digitais. O evento é aberto ao público e sem necessidade de inscrição.

Segundo o professor José Augusto Lacerda, idealizador do projeto e coordenador de Empreendedorismo da Agência de Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Pará (Universitec), “essa edição visa discutir a questão do empreendedorismo feminino, focalizando, sobretudo, a área de tecnologia, que, apesar dos avanços recentes, continua sendo ocupada predominantemente por homens”. Uma problemática importante em nível global. “Tanto é que os objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) postulados pela Organização das Nações Unidas (ONU) trazem em seu ODS n. 5 a questão da igualdade de gênero”, lembra o professor.

O Projeto Empreendedorismo em Tela – Busca disseminar a cultura empreendedora com base na linguagem fílmica, a fim de refletir sobre as características de comportamento empreendedor reveladas pelos personagens de cada obra exibida, bem como aprofundar o debate sobre as diferentes trajetórias empreendedoras possíveis na contemporaneidade, rompendo, portanto, com a noção limitada que vincula o empreendedor unicamente à esfera empresarial. O projeto ocorre toda última quinta-feira do mês, no auditório da própria Universitec, sempre com a exibição de um filme diferente e com a presença de debatedores envolvidos diretamente com a problemática abordada. A próxima edição, portanto, está marcada para o dia 25/04.

Filme Estrelas Além do Tempo - Baseado em fatos, o filme conta a história de três cientistas negras que trabalharam na NASA durante a década de 1960 e colaboraram para a conquista espacial: Katherine Johnson, Dorothy Vaughan e Mary Jackson. Indicado ao Oscar de 2017 nas categorias de Melhor Filme, Melhor Atriz Coadjuvante (Octavia Spencer) e Melhor Roteiro Adaptado (Theodoro Melfi), o longa está entre os dez filmes de maior bilheteria de fevereiro nos cinemas do Brasil e dos Estados Unidos e levanta muitos temas, como questões sociais, raciais, históricas e políticas presentes na narrativa.

A UNIVERSITEC - é a Agência de Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Pará, e tem como objetivo promover a proteção, aplicação e a difusão do conhecimento, bem como do empreendedorismo inovador em prol da competitividade e desenvolvimento sustentável da Amazônia.

A Agência busca fomentar projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica, voltados para os diversos setores da sociedade; e promover a disseminação da inovação tecnológica, da cultura empreendedora e da propriedade intelectual, nos diferentes níveis de ensino, pesquisa e extensão.

2ª Edição do Empreendedorismo em Tela
Data: 28 de março