Página inicial > Ultimas Notícias > Trote Solidário e Sustentável 2019 registra a maior participação dos últimos anos

• Publicado: Quarta, 27 de Março de 2019, 15h06

Pesagem 4 CAPA

Realizado no período de 11 a 14 de março, durante a Semana do Calouro da UFPA 2019, o Trote Solidário e Sustentável “O Papel do Calouro da UFPA” está alinhado aos princípios e aos valores presentes na missão da Universidade Federal do Pará. Esse título de “duplo sentido” ajuda a consolidar e fortalecer o compromisso socioambiental da UFPA, ao desviar o destino de uma grande quantidade de papel que iria parar nos lixões e nos aterros sanitários.

PesagemO título também chama atenção para o problema do descaso quanto à destinação dos resíduos sólidos nos centros urbanos e gera reflexão para a responsabilidade de cada cidadão. Outro sentido é o literal, ou seja, quando o calouro separa, ainda na sua casa, o papel representado por todo aquele material que foi utilizado para a aprovação na UFPA, propiciando, assim, um aumento de renda aos catadores de materiais recicláveis, pela ação.

Segundo Lúcia Almeida, coordenadora do Trote Solidário, o poder transformador da ação começa quando se passa de simples expectador para a condição de agente transformador de uma difícil situação social vivida por um grande número de pessoas consideradas “invisíveis” pela sociedade. “Dessa forma, a UFPA possibilita o exercício da cidadania, da responsabilidade socioambiental e do envolvimento do novo aluno com os catadores, marcando a sua chegada e mostrando à sociedade qual “O Papel do Calouro da UFPA”, explica.

Entrevista 2Assim o Trote Solidário e Sustentável “O Papel do Calouro da UFPA” vem, ao longo desses oito anos, cumprindo o objetivo de marcar o ingresso na vida universitária dos novos alunos da Universidade. Lúcia Almeida complementa: “Tem contribuído para fortalecer e consolidar uma consciência socioambiental e solidária, tão necessária para a formação de futuros profissionais comprometidos e preparados para atuarem como interventores, formadores e tomadores de decisão em questões relevantes para o desenvolvimento sustentável, em especial, na nossa região”.

Os resultados mostram números crescentes - Este ano, ultrapassou as expectativas dos organizadores mostrando uma crescente participação, desde a procura para se tornar voluntário até a presença de cerca de 150 alunos de diferentes graduações, que tiveram a oportunidade de participar das várias etapas da ação, como a da aplicação de questionário para a obtenção do perfil socioambiental.

Pesagem 3Neste ano, foi entregue um total de 2.356,00 Kg de materiais, ultrapassando o do ano passado, que foi de 1.200,00 Kg. A organização da ação acredita que o alcance dessa marca se deva à ampla divulgação no Portal da UFPA, na mídia local e ao auxílio das redes sociais, que foram decisivas para a repercussão do trote, além dos “mosquitinhos” distribuídos por ocasião do “Listão”, no período da habilitação, por ocasião das aulas magnas e das orientações acadêmicas na Semana do Calouro.

Todo o material arrecadado foi entregue no último dia do trote à Cooperativa de Trabalho dos Profissionais do Aurá (COOTPA), na pessoa de sua presidente, Noêmia Neres Pereira do Nascimento. Ao entregarem esse material à cooperativa, tiveram a chance de transformar esse gesto simples em uma atitude nobre, dando uma lição de cidadania e solidariedade.

Projeto Ecolorir - Nesta oitava edição, livros em bom estado de conservação foram doados para o Projeto Ecolorir, beneficiando crianças e jovens de uma comunidade ribeirinha  na Ilha do Combu. O projeto é coordenado pelo Laboratório de Engenharia Sanitária e Ambiental – LAESA.

Com os catadores da COOTPAPresença da administração superior – Desde o ano passado, o trote recebe a visita do reitor, Emmanuel Zagury Tourinho, que parabenizou todos os envolvidos na realização. Neste ano, recebeu também o pró-reitor de Ensino de Graduação (Proeg), professor Edmar Costa, e os professores Mauro Alves Magalhaes e Elizeth Duarte Guimarães, da professora Zélia Amador de Deus, coordenadora da Assessoria da Diversidade e Inclusão Social (ADIS), além de uma vasta lista de pessoas da comunidade universitária.

“O trote vem sendo, assim, mais uma estratégia de boas-vindas e acolhida dos calouros pela UFPA. A partir da interação com os veteranos, criam-se vínculos e novas amizades proporcionando a todos uma profunda satisfação em poder contribuir com esta causa socioambiental. É um gesto simples, mas com um enorme poder de transformar vidas”, conclui a coordenadora da ação.

Entrega de materiais: após o trote, o material poderá ser entregue na Prefeitura Multicampi ou no Espaço de Armazenamento Temporário da Coleta Seletiva Solidária, anexo ao setor de Transportes.

Mais informações: (91) 3201.7370 – 3201.8134 – 98866.1482 ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Realização: Coordenadoria de Meio Ambiente da Prefeitura Multicampi da UFPA.
Apoio: Reitoria, Comissão da Coleta Seletiva Solidária da UFPA, Proad, Proplan, Proeg, CEBN, SAEst, SindTifes e Espaço ITEC Cidadão.

Texto: Divulgação Trote Solidário e Sustentável
Fotos: Equipe Organizadora