Página inicial > Ultimas Notícias > Segundo dia da oficina “Conhecer e Agir com o Manual de Defesa contra a Censura nas Escolas” ocorre nesta sexta

• Publicado: Quinta, 28 de Março de 2019, 14h03

Oficina contra a Censura nas Escolas

Nesta sexta-feira, dia 29, ocorrerá o segundo dia da oficina “Conhecer e Agir com o Manual de Defesa contra a Censura nas Escolas”. O evento, organizado pelo Fórum Paraense de Educação do Campo (FPEC), pelo Comitê Estadual da Campanha Nacional pelo Direito à Educação (CECNDE) e pela Comissão do Direito à Educação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), será no Instituto de Ciências da Educação (ICED), no Campus Profissional da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Segundo o professor Salomão Hage, coordenador da oficina, ela pretende divulgar, por meio do Manual de Defesa contra a Censura nas Escolas, um conjunto de estratégias e medidas pensadas como forma de resposta a agressões e a censuras sofridas por profissionais da educação. “O Manual é um instrumento para defender das agressões e dos ataques, de movimentos reacionários à liberdade de ensino e ao pluralismo de concepções pedagógicas, dirigidos a professoras e professores e a escolas. A defesa no Manual é entendida como estratégia de transformação do ambiente do conflito, como afirmação dos princípios éticos, políticos e jurídicos que dão suporte à educação brasileira em suas diferentes etapas e modalidades.”

Programação – O evento se iniciará às 8h, com socialização das ameaças identificadas nos Grupos de Discussão no primeiro dia de evento. Ás 10h, será feito debate sobre a apresentação dos Grupos, usando como referência as estratégias definidas pelo Manual.

Às 14h, após o intervalo de almoço, serão feitos Grupos de Discussão para planejar a realização de oficinas sobre o Manual de Defesa contra a Censura nas Escolas, com estudantes, professores e demais integrantes da comunidade escolar. Para finalizar o evento, às 16h, será feita avaliação da Oficina e a divulgação do planejamento das novas oficinas sobre o Manual de Defesa contra a Censura nas Escolas.

A programação é aberta ao público e gratuita. Não é necessário ter participado do primeiro dia. As inscrições podem ser realizadas aqui.

Conhecer e Agir com o Manual de Defesa contra a Censura nas Escolas
Local: Auditório do Instituto de Ciências da Educação (ICED)
Data: 29 de março

Texto: Rafael Miyake – Assessoria de Comunicação da UFPA