Página inicial > Ultimas Notícias > III Encontro Regional do Neiva debate resistências em tempo de violência

III Encontro Regional do Neiva debate resistências em tempo de violência

• Publicado: Quarta, 03 de Abril de 2019, 15h46

III Encontro Regional do Neiva

Focado no estudo dos crescentes números da violência e dos discursos de ódio, o Grupo de Estudos Direito Penal e Democracia irá realizar, no dia 08 de maio, o III Encontro Regional do Neiva. Com o tema "Resistências em tempo de violência", o evento contará com palestras, mesas e o lançamento do livro Violências na Amazônia. O encontro, que é aberto ao público, ocorrerá no Auditório Hailton Corrêa, do Instituto de Ciências Jurídicas.

O III Encontro Regional do Neiva objetiva discutir sobre formas de resistência e como criar estratégias de enfrentamento e coibição das violações de direitos dos grupos vulneráveis. Segundo a professora Luanna Tomaz, vice-diretora da Faculdade de Direito da UFPA, “diante do cenário atual brasileiro, o nosso regime democrático e o Estado de Direito se encontram em risco. O que gera um aumento de violações de direitos, das desigualdades e da vulnerabilidade de grupos socialmente desprivilegiados”, e por este motivo é importante que o tema seja debatido.

Programação – O encontro iniciará com a oficina “A pesquisa colaborativa e sua aplicação em estudos científicos sobre violência”, ministradas pelos professores Genylton Rocha (NEB/UFPA) e Milene Veloso (FAPSI/UFPA). Em seguida, haverá duas mesas-redondas com os temas “Entraves atuais para as políticas públicas de enfrentamento à violência no Brasil”, ministrada pelas professoras Andreza Smith (FAD/UFPA), Liliane Nascimento (FAO/UFPA) e Artenira Silva (UFMA); e “Abordagens interseccionais da violência”, ministrada pelas professoras Eunice Guedes (FAPSI/UFPA), Denise Cardoso (FACS/UFPA), Luanna Tomaz (FAD/UFPA).

Lançamento do Livro - Ao final do encontro, haverá o lançamento do livro Violências na Amazônia: cenários contemporâneos e estratégias de enfrentamento. A obra  reúne um conjunto de pesquisadores da UFPA e de outras Universidades e Entidades Sociais do Brasil.

O objetivo do livro é discutir as especificidades da violência sexual em diferentes realidades do território amazônico, com enfoque na identificação das dinâmicas de produção social desta violência e das condições da rede de proteção de enfrentá-la.

Grupo Neiva - O Núcleo de Estudos Interdisciplinar da Violência na Amazônia (NEIVA) foi criado em 2012 como um espaço interdisciplinar para ações de ensino, pesquisa e extensão da UFPA. O objetivo do Núcleo é incentivar a pesquisa e a produção acadêmica voltada ao enfrentamento das diversas formas de violência no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão; desenvolver ações voltadas ao atendimento das pessoas envolvidas em situação de violência, em âmbito interdisciplinar; e, promover a capacitação da comunidade acadêmica e da sociedade em geral para o lidar com as situações de violência que ocorrem em âmbito público e/ou privado.

III Encontro Regional do Neiva
Data: 08 de maio
Horário: de 09h às 19h
Local: Auditório Hailton Corrêa (ICJ-UFPA)
Certificação: contabilizará 10h de atividade complementar.
Mais informações no site do evento.

Texto: Raquel Brasil - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação