Página inicial > Ultimas Notícias > Faculdade de Artes Visuais promove mostra em homenagem a Agnès Varda

Faculdade de Artes Visuais promove mostra em homenagem a Agnès Varda

• Publicado: Quinta, 04 de Abril de 2019, 15h32

mostra banner 1

Para homenagear Agnès Varda (1928-2019), uma das maiores realizadoras do Cinema Mundial que morreu no último dia 29 de março, aos 90 anos, a Faculdade de Artes Visuais (FAV) da Universidade Federal do Pará (UFPA) apresenta a Mostra Viva Agnès Varda! A partir desta sexta-feira, 5 de abril, até o próximo dia 3 de maio, sempre às sextas-feiras, às 14h30, na Sala de Projeção do Prédio Anexo da FAV, será apresentado um filme da realizadora belga, considerada um dos nomes chaves da Nouvelle Vague.

Após as exibições, serão realizadas rodas de conversa sobre as obras e a trajetória artística da cineasta. A mostra é uma realização da FAV, em parceria com o Curso de Artes Visuais e o Centro Acadêmico de Cinema e Audiovisual da UFPA.

Um dos idealizadores da mostra, o professor doutor e coordenador do Curso de Artes Visuais da UFPA, John Fletcher, ressalta que esta é uma oportunidade imperdível de conhecer um pouco mais sobre uma das mais fascinantes e importantes cineastas. “Esta foi uma sugestão que partiu dos alunos que não poderíamos deixar de atender. Agnès Varda foi uma grande cineasta extremamente importante para todos nós, principalmente em razão da dimensão política do seu cinema.”

La Pointe CourtePara abrir a mostra, nesta sexta-feira, 5, será apresentado o filme La Pointe Courte, o primeiro longa-metragem de Agnès Varda, lançado em 1955, e estrelado por Silvia Monfort, Philippe Noiret. A história ambientada na vila que dá nome ao filme é formada por duas narrativas, que se desenrolam de forma separada.  Uma documental, que mostra os moradores do vilarejo, pescadores, lidando com questões cotidianas relacionadas à sobrevivência da comunidade. A outra ficcional, que apresenta a relação de um casal em crise, após quatro anos de convivência, que vai ao vilarejo, cidade natal do marido. O elo entre as duas histórias é o espaço, considerado um dos pontos centrais de reflexão nas obras da cineasta. Para mediar a roda de conversa, estarão presentes os professores doutores Ana Cláudia Melo e Alex Damasceno, ambos do curso de Cinema e Audiovisual da UFPA, e a cineasta e realizadora audiovisual Beatriz Oliveira.

Na sexta-feira da próxima semana, 12, será apresentado Cléo das 5 às 7 (1961), o segundo longa-metragem e um dos filmes mais conhecidos de Agnès Varda. Para debater sobre Cléo das 5 às 7, estarão presentes o doutorando e crítico de Cinema Marco Antônio Moreira e a cineasta e realizadora audiovisual Dayana Ribeiro. No dia 26, será apresentado As Praias de Agnès, de 2008, com a participação da crítica de cinema Lorena Montenegro e da professora do curso de Cinema e Audiovisual Yasmin Maia. A mostra se encerra no dia 3 de maio, com a apresentação do documentário Visages Villages (2016) e contará com a participação das professoras doutoras da UFPA Maria Luzia Miranda Álvares e Sue Costa.

Mostra Viva Agnès Varda
Data: Todas as sextas-feiras, dias 05/04, 12/04, 26/04 e 03/05