Página inicial > Ultimas Notícias > Aluno do Campus de Salinópolis tem artigo científico publicado em Revista Internacional

• Publicado: Sexta, 05 de Abril de 2019, 15h29

Campus de Salinópolis Adolfo Lemos

O aluno Samuel Sarmento de Jesus, do curso de Licenciatura em Matemática do Campus Universitário  de Salinópolis e bolsista de iniciação científica Pibic/Interior, teve os resultados de sua pesquisa publicado em periódico científico internacional, Zeitschrift für angewandte Mathematik und Physik - ZAMP (Springer), de classificação Capes - Qualis A2. O trabalho intitulado “Equivalence between exponential stabilization and boundary observability for piezoelectric beams with magnetic effect  teve a orientação do professor Anderson de Jesus Araújo Ramos e contou com a colaboração dos professores Mirelson Freitas, Dilberto Almeida Jr. e  Thiago Moura.

O artigo trata da estabilização de vigas piezoelétricas com efeito magnético - O trabalho teve como objetivo estudar o comportamento assintótico de um sistema de vigas piezoelétricas com efeito magnético, em razão da inserção de dois controles atuando na fronteira do sistema. Os resultados apresentados provam a existência e a unicidade de solução e a equivalência entre a estabilização exponencial e a observabilidade na fronteira do sistema, ou seja, os controles inseridos na fronteira são capazes de estabilizar exponencialmente a energia total do sistema, independente de qualquer relação entre os coeficientes.

Para os autores, este resultado representa um avanço na estabilização exponencial de vigas piezoelétricas, pois, antes deste trabalho, a estabilização exponencial era obtida apenas com controle interno na equação mecânica.

Para o professor Anderson Ramos, o presente artigo, resultado de uma pesquisa com aluno de graduação, reforça a necessidade e a importância da participação de alunos do interior em programas de iniciação científica, além de enaltecer o trabalho que vem sendo feito com os alunos do curso de Licenciatura em Matemática do Campus de Salinópolis.

Texto: Divulgação
Foto: Adolfo Lemos