Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Prointer representará a UFPA na 31ª Conferência Anual da Associação Brasileira de Educação Internacional
Início do conteúdo da página

Prointer representará a UFPA na 31ª Conferência Anual da Associação Brasileira de Educação Internacional

  • Publicado: Terça, 09 de Abril de 2019, 15h46

Faubai 2019

A Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer) representará a Universidade Federal do Pará (UFPA) na 31ª Conferência Anual da Associação Brasileira de Educação Internacional (Faubai). O evento ocorrerá entre os dias 13 e 17 de abril, no Centro de Convenções da Amazônia (Hangar). É a primeira vez que Belém recebe o Congresso, que terá como tema “Global Community Engagement”.

A Faubai tem a finalidade de promover o aperfeiçoamento do intercâmbio e da cooperação internacionais, procurando estimular o constante aperfeiçoamento da gestão do intercâmbio e da cooperação internacionais. O evento terá a presença de delegações da Alemanha, da África do Sul, da Argentina, da Áustria, da Austrália, da Bélgica, do Canadá, da Colômbia, do Equador, da Espanha, dos Estados Unidos, da França,da  Holanda, da Hungria, da Irlanda, de Israel, da Itália, do México, da Noruega, da Nova Zelândia, da Polônia, de Portugal, do Reino Unido, da Tailândia, do Uruguai, entre outros países.

“Parceiros internacionais de diferentes países estarão na Amazônia e poderão conhecer um pouco da realidade do Norte. Da mesma forma, as universidades da região poderão se mostrar aos potenciais parceiros internacionais para fins de apresentar suas expertises e áreas de conhecimento que podem ser alvo de projetos internacionais; podem fomentar intercâmbios bilaterais e reforçar parcerias, além de oferecer oportunidades de realização de cursos fora do país”, explica a professora Marília Ferreira, pró-reitora de Relações Internacionais da UFPA, sobre a importância do evento.

Visibillidade - Para a pró-reitora, a participação no evento dá maior visibilidade às ações internacionais empreendidas pela UFPA. “O congresso da Faubai oferece, de um lado, a troca de experiências bem-sucedidas, de boas práticas ocorridas em outras Instituições de Ensino Superior, oportunizando a capacitação de servidores técnicos e docentes diretamente envolvidos com a gestão da internacionalização e, por outro lado, a divulgação do que temos de melhor na Instituição – as pesquisas aqui desenvolvidas e os grupos de pesquisa que têm potencial para concretizar projetos internacionais”, disse a pró-reitora.

O evento é voltado a gestores de Relações Internacionais de Instituições de Educação Superior; reitores, vice-reitores e pró-reitores de Instituições de Educação Superior; especialistas em educação internacional; representantes de organizações governamentais e não governamentais; representantes de organismos diplomáticos; Membros de organizações empresariais; docentes e pesquisadores

Programação – No dia 13, das 9h40 às 17h, serão realizados 10 workshops com diversos temas, no Hangar. No dia 14, ocorrerá a Conferência de Abertura “Temas de Educação”, no Theatro da Paz, com a deputada federal Tábata Amaral, cientista política e ativista pela educação. Após a programação, ainda no Theatro, ocorrerá o Concerto da Orquestra Amazônia Jazz Band.

Na segunda, dia 15, acontecerá a sessão de abertura, com a participação da presidente da Faubai, Maria Leonor Freire Maia, e de outras autoridades do Estado do Pará. Além destas, serão realizadas outras cinco conferências com temas que tratam sobre tendências da internacionalização do ensino superior e 33 sessões, com um total de 100 apresentações.

FAUBAI – A Associação Brasileira de Educação Internacional é uma associação sem fins lucrativos criada em 1988. A associação, que tem mais de 250 associados entre as mais importantes instituições públicas e privadas do País, promove a internacionalização das Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras, a capacitação profissional de seus associados e a divulgação do sistema de educação superior do País no exterior e nas organizações e agências internacionais.

Texto: Rafael Miyake – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Reprodução \ Google

registrado em:
Fim do conteúdo da página