Página inicial > Ultimas Notícias > Voltados para temas específicos, periódicos da UFPA são referências para estudiosos

• Publicado: Terça, 29 de Agosto de 2017, 15h00

002

A segunda reportagem do UFPA em Série-Revistas Científicas mostra que alguns periódicos científicos buscam sair de discussões mais abrangentes e interdisciplinares para tratar de temas mais específicos de uma determinada área do conhecimento, o que é menos comum no meio acadêmico. Essas revistas, inclusive, tornam-se referências para pesquisadores e estudantes dessas áreas, sendo reconhecidas como importantes produtoras de conhecimento científico. Leia a seguir...

Na UFPA, as revistas Moara e Complexitas  destacam-se nessa categoria. Os periódicos realizam estudos relacionados à linguagem e à filosofia, respectivamente, sendo uma importante fonte de conhecimento e informação para os estudiosos nessa temática.

RevistaMoara2Moara - Publicada initerruptamente desde 1993, a Moara é uma das revistas científicas mais antigas da Amazônia. Direcionado especificamente às pesquisas relacionadas à linguística e à literatura, o periódico buscou, nas últimas edições, abrir espaço para outras propostas, seguindo as indicações das principais agências de fomento brasileiras.

A revista, que tem classificação B1 Interdisciplinar,   B2 Letras,   Direito B2,  Antropologia B3,   Sociologia B3, História- B4,  Filosofia-B4 e Comunicação B5  no índice Qualis da Capes, possui edições semestrais, com duas edições anuais (janeiro-junho e agosto-setembro), que dedica alternadamente um número aos Estudos Linguísticos e outros aos Estudos Literários.

De acordo com a editora científica do periódico, professora Ivânia Neves, o processo de indexação da revista começou recentemente e o periódico ainda aguarda respostas sobre futuros indexadores. “Atualmente, já estamos presentes em um indexador nacional, o Diadorim, e um internacional, o Latindex. A revista conta, ainda, com o DOI, uma referência importante no reconhecimento de revistas acadêmicas”, destaca a professora

cover issue 244 pt BRComplexitas - Disponível, exclusivamente, em versão eletrônica, a Revista de Filosofia Temática Complexitas é publicada semestralmente pelo Grupo de Filosofia Temática (GFT), da Faculdade de Filosofia da Universidade Federal do Pará (UFPA-Campus Guamá).  Criada em dezembro de 2015, o periódico busca abrir um espaço de publicação acadêmica no curso de Filosofia da UFPA, para a divulgação de pesquisas na área da Sistêmica.

Além disso, a Complexitas promove  o debate e a reflexão de temas pertinentes para a filosofia e áreas afins,  seja na área da epistemologia, da lógica, da metodologia, da técnica, da semiologia entre outro. “Procuramos abarcar em nossa revista publicações que tenham caráter de âmbito interdisciplinar, envolvendo principalmente as seguintes áreas: Filosofia da Mente, Filosofia Informacional, Filosofia da Tecnologia, Filosofia Ecológica e Sistemas Complexos”, destaca o editor responsável pelo periódico, professor Antônio Sergio Nunes.

Indexada, em um primeiro momento, no Portal de Periódicos da UFPA, a revista também está presente no Google acadêmico, na Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia, no Portal do Centro de Filosofia das Ciências de Lisboa e em bases internacionais, como a OpenAIRE e Scilit - base de dados de acesso aberto. Futuramente, o periódico busca indexação na base LATINDEX e THE PHILOSOPHER’S INDEX.

Texto: Caio Maia – Assessoria de Comunicação da UFPA.