Página inicial > Ultimas Notícias > Periódicos da UFPA realizam pesquisas sobre Antropologia na Amazônia

Periódicos da UFPA realizam pesquisas sobre Antropologia na Amazônia

• Publicado: Quarta, 30 de Agosto de 2017, 15h18

001

A diversidade de culturas humanas é algo muito importante. Por isso, a terceira reportagem do UFPA em Série – Revistas Científicas mostra que essa relação cultural envolve diversas pessoas de vários lugares com hábitos e costumes diferentes, e, apesar de todas essas diferenças, o respeito entre as pessoas de diferentes culturas é essencial para o bom convívio. Como o Brasil é um país com uma grande diversidade de pessoas, de raças, cores, línguas, hábitos e costumes, os estudos sobre Antropologia no país são intensos. A UFPA não fica de fora dessas pesquisas, produzindo periódicos científicos.

Nesta linha de pesquisa, a Universidade Federal do Pará produz as revistas Amazônica e Visagem, que tratam a questão da Antropologia na região, sendo assim, referências importantes para diversos pesquisadores desta temática.

AmazônicaRevista Amazônica - Publicada de forma ininterrupta desde 2009, a revista Amazônica é um periódico científico internacional, voltado a promover o debate, a construção do conhecimento e a veiculação de resultados de pesquisas científicas relativas às populações nativas da região Amazônica. Os estudos são realizados dentro dos quatro campos da Antropologia: a antropologia social, arqueologia, bioantropologia e linguística.

Além disso, a revista, que possui Qualis B1 de acordo com a última avaliação da Capes, tem sete seções: artigos originais, traduções, relatórios, notícias de pesquisa em andamento, resumo de teses e dissertações, resenhas de livros, ensaios fotográficos. Em cada uma dessas seções, são aceitos trabalhos originais em português, inglês, espanhol e francês.

De acordo com um dos editores da revista, professor Diogo Costa, qualquer pesquisador interessado em partilhar sua pesquisa pode publicar na revista. “Atualmente, a revista encontra-se no Volume 8 número 1 de 2016, mas já estamos com previsão de publicação de mais três números até o final do ano para a regularização”, destaca o professor.

VisagemVisagem - Resultado das ações do grupo de pesquisa de mesmo nome, a Revista Eletrônica Visagem é uma iniciativa dos alunos do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA/UFPA). A revista tem como objetivo publicar trabalhos de pesquisa de estudantes e pesquisadores que envolvam a Antropologia Visual como metodologia, além de incentivar a produção, debate e pesquisa dentro desta área.

Mesmo muito nova, a revista, voltada para as pesquisas e produções da narrativa visual, possui Qualis B5 em antropologia, arqueologia, sociologia, comunicação e informação e educação. Além disso, o periódico está indexado no Latindex e ao Sumários.org.

A revista é dividida em nove seções: Ensaios Fotográficos, Artigos, Vídeos, Entrevistas, Experiências Etnográficas, Ensaios e Memórias. Cada seção foi carinhosamente ‘batizada’ com o nome de um importante pesquisador de relevância para o desenvolvimento da pesquisa nas Ciências Sociais, dentro e fora da região norte.

De acordo com a editora da revista, professora Denise Machado, as discussões realizadas na última edição do periódico sobre o Dossiê “Antropologia urbana e a produção do saber imagético” foram enriquecedoras para construção de narrativas a respeito do cotidiano de grupos e atores sociais. “Já estamos na quinta edição, sempre mantendo o respeito à periocidade semestral desde o início, mas foi a partir de terceira edição que nos centramos em temas ou dossiês”, declara a professora.

Texto: Caio Maia – Assessoria de Comunicação da UFPA
Imagens: Divulgação